Gestores da Defesa Civil de Salvador (Codesal) e da Secretaria de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre) reuniram-se na manhã desta segunda-feira (8), para articular as ações preventivas da Operação Chuva 2021, que acontece de março a junho.

Iniciativas como implementação de sirenes do Sistema de Alerta e Alarme, geomantas, cobertura de áreas de vulnerabilidade, além da visita, identificação de famílias com o perfil para o recebimento de benefícios eventuais, contribuindo para que saiam das áreas de risco e possam ter moradia mais dignas, estão entre as ações realizadas em conjunto e destacadas durante a ocasião.

Para o diretor geral da Defesa Civil, Sosthenes Macêdo, durante a Operação Chuva, há sempre uma relação da ação da Codesal e um desdobramento da ação social feita pela Secretaria de Promoção Social. "Por isso, é muito importante que estejamos bem alinhados, para atender a população que mais precisa, população essa, que geralmente mora nas áreas mais vulneráveis e de risco de Salvador”, disse.

De acordo com secretário da Sempre, Kiki Bispo, a articulação preventiva é fundamental. “ Esse alinhamento demonstra que a Prefeitura está trabalhando de forma antecipada, com todos os órgãos envolvidos na Operação Chuva, para traçar os procedimentos que vão nortear todas as ações que terão início no mês de março. E assim, uma vez ocorrendo qualquer espécie de calamidade pública, decorrente das chuvas, a gente pode dar as respostas urgentes e necessárias para cidade de Salvador”, afirma.