O diretor geral da Defesa Civil de Salvador (Codesal), Sosthenes Macêdo, recebeu, na manhã de hoje (09/02) a secretária da Secis (Secretaria de Sustentabilidade, Inovação e Resiliência), Edna França, quando apresentou as atividades preventivas, educativas e de mitigação de risco do órgão.

Na oportunidade, a titular da Secis conheceu as tecnologias e os protocolos adotados pela Codeal, a partir de 2016, quando o órgão foi modernizado, voltados a reduzir as vulnerabilidades em comunidades que vivem em áreas de encostas.

O diretor Sosthenes Macêdo ressaltou que nos últimos quatro anos a Defesa Civil vem recebendo significativos investimentos da Prefeitura Municipal de Salvador, reestruturando e imprimindo uma nova feição sob um novo paradigma com foco na prevenção, objetivando promover a segurança da população, por meio da redução dos desastres.

"O acerto desses investimentos e o reforço das ações preventivas, entre as quais as análises de risco climático realizadas pelo Centro de Monitoração e Alertada da Defesa Civil (Cemadec) e a aplicação de geomantas nas encostas, tem sido demonstrado pelo maior controle das ocorrências, principalmente nos períodos chuvosos", disse.

A titular da Secis considerou produtiva a reunião que permitiu conhecer o funcionamento de toda a estrutura da Codesal e quais são as suas metas.
"O trabalho da Codesal hoje é reconhecidamente de referência dada a importância que se dá a prevenção. É percebível o quanto toda a equipe vem modernizando a forma de gerenciar os problemas decorrentes dos períodos chuvosos", afirmou.

Ela elogiou ainda o trabalho educativo que vem sendo realizado nas comunidades com a capacitação das crianças para “conviverem com o enfrentamento emergencial de casualidades”.

ASCOM - CODESAL
09/02/2021