A palestra "A Importância da Defesa Civil para a Sociedade”, realizada pelo especialista em Planejamento Urbano Regional, Waldeck Ornelas, nesta quinta-feira (04/02) abriu o ciclo 2021 do programa de capacitação continuada dos técnicos da Codesal. O evento, apresentado no auditório do órgão, foi transmitido pelo canal defesacivildesalvador no YouTube.

O palestrante foi senador e Ministro da Previdência Social, e um dos artífices da modernização da Defesa Civil de Salvador, a partir de 2016.

Ao abrir o evento, o diretor geral da Defesa Civil de Salvador, Sosthenes Macêdo, agradeceu a participação de Ornelas na abertura do ciclo de palestras e debates para o ano de 2021 e que já vem sendo realizado nos anos anteriores na perspectiva da capacitação da equipe da Codesal.

Ele acentuou a parceria constante de Ornelas na restruturação da Defesa Civil. “Lá atrás quando o prefeito ACM Neto pensava em uma mudança de paradigma para nosso órgão de modo que não atuássemos apenas nas respostas às ocorrências, mas principalmente voltado à prevenção, a colaboração de Waldeck foi fundamental e desde então tem participado ativamente das transformações aqui adotadas”.

O diretor da Codesal lembrou que 2020 foi o ano mais chuvoso dos últimos 36 anos. “Tivemos além do desafio da chuva, o da pandemia que se mantém em 2021 apesar do início da vacinação e das tratativas feitas pelos governos, a exemplo da Prefeitura de Salvador liderada pelo prefeito Bruno Reis e pela vice Ana Paula Matos que têm se dedicado às soluções. Em vista disto mais do que nunca a Defesa Civil de Salvador deve estar atenta aos anseios da população”, disse.

Modernização

Em sua fala, Ornelas afirmou se sentir "recompensado em participar de mais um instante da modernização da Codesal que é a criação de sua universidade corporativa, a institucionalização de um programa de treinamento, de formação continuada com os quadros. É uma prática que aqui já vem sendo adotada e a partir de agora passa a ser uma rotina institucionalizada".

O especialista em Planejamento Urbano comparou a atuação da Defesa Civil a "um verdadeiro sacerdócio, um trabalho de vigilância permanente e continuada para salvar vidas”.

Segundo ele, “está muito em moda falar em salvar vidas, por causa da pandemia, mas a Defesa Civil faz um trabalho silencioso e continuado de prevenção, de proteção da vida em caráter permanente, imprescindível para a sociedade".

Ornelas lembrou que nos momentos de reestruturação da Codesal foi necessário atuar em várias frentes, uma delas era a de recurso humanos, essencial para a modernização do órgão.

“Embora tivéssemos um histórico muito grande de escorregamento de terra, a Defesa Civil não contava com geólogos, por exemplo, assim como não contava com climatologistas. Havia uma necessidade clara de ajustamento e o prefeito ACM Neto, como já afirmou Sosthenes, tomou essa decisão de nos legar esse marco de sua administração”.

De acordo com Ornelas, uma outra frente importante na reestruturação do órgão foi a de planejamento, citando que duas parcerias foram fundamentais: a parceira com o Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), de São Paulo, e a Universidade Federal da Bahia. “Essas parcerias permitiram que pudéssemos ter um modelo dinâmico, ativo que é muito mais um processo do que um projeto e que requer atualização cotidiana”.

As transformações positivas adotadas no órgão têm se refletivo na redução das ocorrências graves nas áreas de risco de Salvador: “a ação da Defesa Civil tem minimizado os problemas das encostas e a introdução da tecnologia de geomanta restringiu as áreas de risco de nível médio vulneráveis na cidade. Temos cada vez mais um controle sobre esta situação", festejou Ornelas.

A íntegra da palestra está no canal da Defesa Civil no YouTube e pode ser acessada no link https://www.youtube.com/watch?v=u4ssOiPzlVQ

ASCOM – CODESAL
04/02/2020

 

 

Disque 199
Em Caso de Emergência.
Redes
Fale Conosco

Mais informações ou solicitações de dados

Clique Aqui