A Defesa Civil de Salvador (Codesal) foi homenageada, no último domingo (28/07) pelo município de Coronel João Sá pelos serviços prestados à cidade, atingida pelas águas da barragem de Quati, que se rompeu no último dia 11/07, quando uma equipe da Codesal foi deslocada para aquela cidade de modo a auxiliar a população atingida.

"Em atendimento à determinação do prefeito ACM, Neto, contatei o prefeito de Coronel João Sá, Carlos Sobral, colocando a equipe da Codesal a disposição para a prestar o auxílio necessário ao município”, explica o diretor geral, Sosthenes Macêdo.
A Defesa Civil de Salvador encaminhou, dia 16/07, uma equipe de engenheiros do órgão coordenada pelo subcoordenador de Ações de Emergência, Esmeraldo Tranquilino, e composta pelos engenheiros civis Andrea Pinto, Eduardo Santana, Emerson Conceição, Otto Moutinho e Sammir Souza, que realizou várias atividades de forma solidária e colaborativa.

Em ofício encaminhado posteriormente ao prefeito de João Sá, foram relatadas as atividades realizadas pela Codesal, naquele município, que incluiu a capacitação técnica de engenheiros e arquitetos da prefeitura local de forma a padronizar e otimizar as vistorias técnicos dos imóveis sinistrados.

Foi ainda elaborado banco de dados com memorial técnico, fotos, notificações, de forma a organizar toda documentação produzida nas ações de vistoria; além da articulação entre os diversos órgãos e agentes envolvidos na resposta aos desastres de modo a facilitar o trabalho da equipe técnica e voluntários nas ações de salubridade, higienização dos locais contaminados. No período, a equipe da Codesal realizou 255 vistorias técnicas em cerca de 21 ruas atingidas e três localidades da zona rural.