Ação integra o órgão ao Programa de Combate ao Racismo Institucional da Prefeitura de Salvador

A Defesa Civil de Salvador (Codesal), promoveu, na tarde de hoje (24/07), seminário e exposição de fotografias "Mulheres Negras da Codesal", para marcar o Dia Municipal da Mulher Negra e o Dia da Mulher Negra Latinoamericana e Caribenha, datas festejadas amanhã (25/07), integrando-se ao Programa de Combate ao Racismo Institucional da Prefeitura de Salvador. O evento foi aberto, às 14h, no auditório do órgão, pelo secretário Municipal de Sustentabilidade, Inovação e Resiliência de Salvador André Fraga, e pelo diretor geral da Codesal, Sosthenes Macêdo.

Falaram durante o evento a secretária municipal da Reparação (Semur), Ivete Sacramento, a engenheira da Defesa Civil de Salvador, Rita Moraes, e a assessora especial do gabinete do prefeito, Monica Kalile. A exposição, com fotografias de Paulo Azevedo, se prolonga até o dia 31/07.

O secretário da Secis, André Fraga, lembrou que um dos focos do órgão que dirige é a resiliência que promove ações “para que se reduzam as desigualdades que se manifestam nas áreas de risco da cidade e que também inclui uma agenda de gênero voltada à igualdade de oportunidades das mulheres negras”.

NOVA ERA
“Iniciamos hoje uma nova era que amplia a participação da Codesal no programa de combate e prevenção ao racismo da Semur, instituído pelo prefeito ACM Neto, iniciativa fundamental para o estímulo de um ambiente de trabalho favorável e colaborativo”, afirmou Sosthenes Macêdo.

Por sua vez, a secretária municipal da Reparação (Semur), Ivete Sacramento, defendeu que o racismo institucional deve ser combatido, de forma efetiva, de modo a ser socialmente desconstruído, ressaltando a importância do Programa de Combate ao Racismo Institucional da Prefeitura como ferramenta efetiva para essa meta. "Trata-se de um programa de gestão, que possui um comitê formado por cada órgão que integra a Prefeitura", afirmou, elogiando a iniciativa da Codesal em dar visibilidade a questão.

Emocionada, a engenheira e subcoordenadora de Áreas de Riscos, Rita Jane Moraes, atuando há 16 anos na Codesal, falou sobre a sua escolha de trilhar um caminho que então “não era considerado natural” ao trocar o magistério pelo curso de engenharia e enfrentar preconceitos em uma realidade essencialmente masculina. “Era a única mulher em um ambiente predominantemente masculino e branco. Tive que enfrentar vários desafios, mas me apaixonei pela engenharia e pela matemática. O importante é não desistir”.

A servidora da Codesal e organizadora do evento, Izabel Santos, representa a Defesa Civil no Comitê de Combate ao Racismo Institucional: “Nosso objetivo é que todas as mulheres negras da Codesal se sintam representadas por essas 14 mulheres que integram a exposição de fotografias”, afirmou.

LEI MUNICIPAL
A lei municipal nº 7440/2008, que instituiu o dia 25 de julho como Dia Municipal da Mulher Negra em Salvador, agregou-se ao Dia da Mulher Negra Latinoamericana e Caribenha, também festejado no dia 25 de julho, e que se transformou em um marco internacional da luta e da resistência da mulher negra a partir de 1992, criada a partir do primeiro Encontro de Mulheres Afro-Latino-Americanas e Afro-Caribenhas, em Santo Domingos, República Dominicana.

O Programa de Combate ao Racismo Institucional foi implementado pela Prefeitura Municipal de Salvador, sob a coordenação da Secretaria da Reparação, para o combate ao racismo institucional e a promoção da igualdade racial em todos os órgãos e entidades da administração pública municipal.

AS HOMENAGEADAS

Adriana de Carvalho Alves - Assistente Social
Setor de Atendimento à Comunidade em Áreas de Risco – SACAR

Ana Cristina Sales Oliveira - Técnica em Contabilidade