A conclusão da capacitação para a instalação do Núcleo Comunitário de Proteção e Defesa Civil (Nupdec), na comunidade do Calafate (Fazenda Grande do Retiro), foi marcada pela certificação de 70 voluntários em confraternização realizada na tarde desta terça-feira (30/07), na Igreja São Pedro - São Paulo. As atividades fazem parte das ações da Subcoordenadoria de Ações Comunitárias e Educativas da Defesa Civil de Salvador (Codesal).

O Nupdec tem como objetivo preparar os moradores para reduzir os riscos na área onde vivem de modo a atuar em atividades de prevenção, socorro e assistência em situações de desastres.

Presente à certificação, o subprefeito, da Prefeitura Bairro São Caetano/Liberdade, João Carlos Navarro Amaral, parabenizou “a equipe da Defesa Civil de Salvador, liderada pelo diretor geral Sosthenes Macêdo, que tem intensificado as ações preventivas, a exemplo da formação de Nupdecs em áreas de risco, com o objetivo de preservar vidas".

Já a chefe do Setor de Núcleos Comunitários e Voluntariado, Simone Café, agradeceu a acolhida da comunidade, citando que este é o 44º Nupdec formado pela Codesal e o que "mais me senti em casa". Ela acrescentou que "iniciativas como a formação de voluntários e dos Nupdecs contribuem a agregar moradores em benefício de suas comunidades".

Durante a entrega dos certificados, a assistente social, Eliane Suzart, agradeceu o empenho da comunidade "cuja participação permitiu garantir o sucesso das atividades de formação do núcleo".

No período de capacitação, equipes da Codesal apresentaram módulos que tratam de temas sobre a defesa civil, percepção de risco, primeiros socorros e combate às zoonoses, entre outros.