A secretária Ana Paula Matos, da Secretaria de Promoção Social e Combate à Pobreza (Sempre) visitou a feira de economia criativa, batizada de Feira da Esperança, que está sendo realizada até esta sexta-feira (12/07) na Codesal. Em companhia do diretor geral da Defesa Civil, Sosthenes Macêdo, ela percorreu os estandes onde vinte artesãos de Salvador exibem seus talentos na culinária e artesanato.

A arte dessas pessoas, além de gerar renda para quem se encontra em situação de desemprego, se reverterá na doação de alimentos e material de limpeza, fruto de parte do que for arrecadado à instituição Lar Vida.

"Quando promovemos a feira, que já existe há um ano e meio, procuramos um orfanato para fazermos doações solidárias. Desta feita escolhemos o Lar Vida", explica Daniela Matos, organizadora do evento. Ela elogia a receptividade da Codesal em ceder um espaço para a feira que "se reverterá em algo positivo para inúmeras pessoas".

A assistente social, Aline Ferreira do Carmo de Oliveira, do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS), ligado a Sempre, de Ilha de Maré, explica a atuação de artesão da área onde atua na feira:

"Nosso papel nesta feira foi incentivar o empreendedorismo e o desenvolvimento da autonomia financeira das famílias", diz, acrescentando que o maior público atendido em Ilha de Maré é formado por marisqueiras.

PROTEÇÃO BÁSICA

Ainda segundo Aline, o CRAS é uma unidade de proteção social básica do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), que tem por objetivo prevenir a ocorrência de situações de vulnerabilidades e riscos sociais nos territórios, por meio do desenvolvimento de potencialidades e aquisições, do fortalecimento de vínculos familiares e comunitários, e da ampliação do acesso aos serviços socioassistenciais

"Antes as marisqueiras descartavam as escamas e conchas. Após as aulas de biojoias no CRAS, transformam aquilo que a princípio não tinha valor em lindas biojoias,o que ajuda a compor sua renda”, acrescenta a assistente social.

"Na feira, elas trouxeram renda de bilro, doce de banana na palha, biojoias e pimenta", explica a artesã Rosane Leite que atua como instrutura de artesanato na Ilha de Maré colaborando com as atividades do CRAS. "É uma maneira que a gente tem de ajudar essas pessoas, todas sem emprego formal, a melhorarem a sua renda".

Atividade semelhante é desenvolvida pelo CRAS/Brotas, que realiza ações sobre empreendedorismo direcionados aos bairros de Brotas, Pernambués e Saramandaia, diz a assistente social e coordenadora do CRAS/Brotas, Karina Silveira, cuja sede ocupa um espaço na sede da Codesal. "Atendemos a cerca de 200 famílias em situação de vulnerabilidade social", informa.

LAR VIDA

O Lar Vida, fundado em abril de 1985, fica na Estrada Velha do Aeroporto, no bairro de Novo Marotinho, acolhendo, desde então, crianças deficientes sem família, encaminhadas pelo Juizado da Infância e Juventude. A instituição abriga atualmente mais de 100 crianças, adolescentes e adultos com idades que variam de 0 a 35 anos.