Ordem de serviço para aplicação de geomanta em encosta na comunidade da Rua Baixa do Formoso, em Cosme de Farias, foi assinada nesta quarta-feira, 10/07, pelo vice-prefeito e secretário Bruno Reis. A intervenção terá investimento de R$ 345.925,00, beneficiando 100 famílias. Presenciaram a assinatura do documento, o diretor-geral da Defesa Civil de Salvador (Codesal), Sosthenes Macêdo, demais autoridades e população.

No estado atual, a encosta apresenta pontos de deslizamento e consequente queda de material para o fundo dos imóveis localizados na base e na crista da encosta, com risco iminente de acidente por deslizamento de terra problema que será sanado com a aplicação da geomanta.

De acordo com o diretor-geral da Codesal, “esta é mais uma intervenção da administração do prefeito ACM Neto voltada a garantir a segurança da população em períodos de chuva”.

Até o momento, 152 áreas já receberam a técnica inovadora no país de proteção de encostas. Com duração média de cinco anos – bem superior ao da lona comum, que é de três meses – a geomanta é formada por um composto de PVC e geotêxtil, com cobertura de argamassa jateada. A estrutura impermeabiliza o talude e erosões superficiais, absorção de águas da chuva e possível risco de deslizamento do terreno.