A Defesa Civil de Salvador (Codesal) firmou parceria com a Superintendência do Patrimônio da União (SPU-BA) para proceder o levantamento com georreferenciamento dos imóveis pertencentes à união na capital baiana em reunião realizada dia 26/06. O encontrou contou com a participação do superintende do órgão, coronel Salomão José de Santana, do diretor geral da Codesal, Sosthenes Macêdo, da subcoordenadora de Áreas de Riscos, engenheira Rita Jane Moraes, e dos assessores técnicos da SMU, Cecília Estela Ferreira da Silva e Domingos Silva.

Por iniciativa da SPU, foi solicitada à Defesa Civil que integre ao Projeto Casarões a catalogação das edificações que fazem parte do patrimônio da União dentro de uma poligonal a ser definida, o que deverá ocorrer na segunda semana de julho. Levantamento preliminar indica um total de 60 imóveis.

“Aproveitando a experiência da Prefeitura Municipal de Salvador, buscamos a cooperação da Defesa Civil com a SPU de modo a uma melhor conservação do patrimônio da união”, definiu o coronel Salomão.

O diretor Sosthenes Macêdo ressaltou que "a Defesa Civil de Salvador está de portas abertas para colocar à disposição da SPU toda a experiência adquirida com o bem-sucedido Projeto Casarões". Por sua vez, Rita Moraes, destacou que a parceria com a SPU "vai ser positiva para a Codesal ao ampliar o alcance do referido Projeto".

O Projeto Casarões vem apresentando resultados positivos com a vistoria e georreferenciamento até o momento de 891 casarões em Salvador. A maioria dos imóveis registrados em Salvador está localizada no Centro Histórico, Comércio, Barbalho, Barroquinha, Santo Antônio Além do Carmo, Dois de Julho, Nazaré e Saúde. O Centro é o local que possui mais imóveis desse tipo com risco de desabamento.