Foto: Betto Júnior

O vice-prefeito de Salvador, Bruno Reis, acompanhado do diretor-geral da Defesa Civil (Codesal), Sosthenes Macêdo, assinou, na manhã desta sexta-feira (05/07), às 9h, ordens de serviço de proteção de encostas com aplicação de três geomantas, em comunidades de São Marcos e Pau da Lima.

Uma geomanta será aplicada na Rua Sul e outra na Travessa Vieira Melo, ambas em São Marcos, respectivamente com áreas de 800 e 850 m² e investimentos de R$110.696,00 e R$117.614,50. Uma outra, na Primeira Travessa João Souza, em Pau da Lima, com área de 360 m² e valor de R$49.813,20. As três beneficiarão um total de 140 famílias.

Nessas localidades, equipes da Codesal identificaram pontos de deslizamento em áreas com imóveis localizados na base e na crista da encosta, com risco de acidente, sendo indicada a aplicação de geomanta e projeto de drenagem.

Participaram da solenidade, representantes da Defesa Civil de Salvador, do Sistema Municipal de Proteção e Defesa Civil de Salvador, vereadores, lideranças e moradores da região. Na oportunidade, o diretor da Codesal, Sosthenes Macêdo, afirmou que aplicação de geomantas, iniciativa da gestão do prefeito ACM Neto, em áreas de risco da capital, “tem contribuído para preservar vidas, evitando ocorrências e ampliando a segurança naquelas comunidades. ”

A técnica de proteção de encosta com geomanta é formada por um composto de PVC e geotêxtil, com cobertura de argamassa jateada, impermeabilizando o talude e erosões superficiais, absorção de águas da chuva e possível risco de deslizamento do terreno. A técnica já foi aplicada em 152 encostas da cidade e outras 28 estão em fase de andamento.