Entre 01 a 31 de maio, foram registrados pelo Sistema de Gestão de Defesa Civil (SGDC) 2.112 solicitações, entre as quais 558 ameaças de desabamento, 318 alagamentos de imóveis, 267 deslizamentos de terra, 250 avaliações de imóvel alagado e 175 deslizamentos de terra. Juntos, o quantitativo representa 74,56% de todas as solicitações feitas à Codesal no período.

Foram realizados ainda 1475 atendimentos presenciais, 479 atendimentos de orientação técnica e Ouvidora, emitiu 121 certidões de vistoria. Os locais mais afetados pelas chuvas no período foram os São Cristovão (212), Piatã (143), São Marco (92) e Águas Claras (60).

Estes foram alguns dos dados apontados pelo balanço parcial da Operação Chuva 2019, divulgado neste sábado (01/06), referente ao mês de maio. A operação se inicia em março, quando se intensificam as ações preparativas para o período chuvoso, e vai até junho. Entre março e maio, a Codesal aplicou 157.520 m² de lona plástica em 1.330 áreas para impermeabilização de terrenos de encostas, medida preventiva que contribui para a redução de riscos.

“Nesse período são intensificadas as ações preventivas nas áreas de risco da capital baiana. Vistorias são realizadas diariamente a partir de demandas dos moradores ou de solicitações feitas através dos órgãos parceiros da Operação Chuva”, explica o diretor geral da Codesal, Sosthenes Macêdo.

A Defesa Civil, que tem como prioridade preservar vidas, mantém plantão 24 horas, atendendo às solicitações pelo telefone gratuito 199.

ATENDIMENTO SOCIAL

O setor de Atendimento à Comunidade em Áreas de Risco (Sacar) prestou assistência à população atingida por fenômenos adversos, realizando os encaminhamentos de demandas relativas às situações resultantes de alagamentos, deslizamentos de terra e desabamentos. Entre 15 de março a 31 de maio foram realizados 3.041 cadastros sociais, 21,7% a mais do que igual período do ano anterior.

Segundo a sucoordenadoria de Monitoramento e Análises das Ações Climáticas e Sistemas de Alerta, em maiores os maiores índices pluviométrico acumulados em maio foram registrados em Mussurunga (306,6mm), Alto do Coqueirinho (287,6mm), Nova Brasília (283,8mm), São Cristóvão (280,6), Mirante de Periperi (272,4mm),Cajazeiras (265,6mm) e Palestina (258,0mm)..

A Codesal tem realizado atividades preventivas e educativas em áreas de risco, com a instalação de Núcleo Comunitário de Proteção e Defesa Civil (Nupdecs) e a realização de simulados de evacuação em comunidades de Salvador.