As atividades a serem desenvolvidas pela Defesa Civil de Salvador (Codesal) ao longo da Operação Carnaval 2019 foram apresentadas em reunião realizada, nesta segunda-feira (25/02), no auditório do órgão. As diretrizes operacionais constam do Plano de Contingência do Carnaval, atualizado anualmente por equipes da Codesal. A ferramenta direciona a atuação conjunta dos órgãos integrantes do Sistema Municipal de Proteção e Defesa Civil (SMPDC) durante o megaevento que envolve um público estimado em dois milhões de pessoas.

O principal objetivo é identificar antes e durante a festa as vulnerabilidades existentes nos circuitos, propondo e executando medidas para diminuir os riscos, buscando garantir a segurança dos foliões e possibilitar agilidade nas ações de resposta aos acidentes que possam ocorrer. Em acréscimo, no período de 28 de fevereiro a 06 de março, o órgão reforçará seu plantão de 24 horas na sede do órgão, na Avenida Mario Leal Ferreira (Bonocô), visando atender pelo telefone gratuito 199 as eventualidades que possam acontecer.

"Teremos equipes especializadas nos circuitos do Carnaval de prontidão para os atendimentos emergenciais que se façam necessários, monitorando as condições de segurança ao longo dos trajetos, inclusive nos bairros que terão programação oficial ", diz o diretor geral da Codesal, Sosthenes Macedo, acentuando que "o sucesso da operação depende da ação conjunta com os órgão parceiros, como a Saltur, Sedur, Seman, Limpurb, Transalvador, GMS, entre outros".

No decorrer da reunião, o coordenador de Ações de Contingência da Defesa Civil, Francisco Costa Júnior, ressaltou os principais pontos da Operações Carnaval 2019, afirmando que o conhecimento dos cenários adversos permite à Defesa Civil planejar ações preventivas que reduzam possíveis acidentes. Entre os fatores de risco, estão as estruturas provisórias (palcos, praticáveis, arquibancadas etc.), veículos, concentração de pessoas, barracas e ambulantes obstruindo o circuito, marquises, obstrução de rotas de fugas, entre outros.

Seguindo o indicado no Plano de Contingência do Carnaval, a Defesa Civil manterá bases operacionais, articuladas com os órgãos diretamente envolvidos com a segurança no Circuito Dodô/Barra-Ondina (Farol da Barra, Barra Center, Clube Espanhol e Ondina) e nos Circuitos Osmar/ e Batatinha/ Pelourinho (Campo Grande, Casa D'Itália, Praça da Piedade e Praça Castro Alves). As coordenações das operações ficarão nos postos do Clube Espanhol e do Campo Grande.

Paralelamente engenheiros de plantão da Codesal promoverão inspeções nos bairros, observando as condições de segurança nos locais em que acontecerão os shows (Cajazeiras, Periperi, Itapuã, Liberdade, Boca do Rio, Pau da Lima, Plataforma, Praça da Cruz Caída e no Terreiro de Jesus e Ilhas)

PREVENÇÃO
Os técnicos envolvidos nas ações preventivas e de resposta durante a festa foram orientados a sempre que forem identificadas situações de riscos aos foliões  acionem os órgão responsáveis pela correção das irregularidades, a exemplo da Secretaria de Manutenção (Seman) para o casos de instabilidade de estrutura, galhos de árvore ameaçando cair) e a Semop para o caso de obstrução do circuito por ambulantes.

O coordenador Setorial de Plantão do circuito, ao caracterizar situações de emergência, deverá, após dimensionar a ocorrência, mobilizar os recursos necessários ao atendimento, visando restabelecer a situação de normalidade. As ações de resposta à emergência envolvem procedimentos de "Combate" (isolamento de área, evacuação, segurança de área etc.) e "Socorro" (busca e salvamento, primeiros socorros etc.), envolvendo atuações de órgãos como o Corpo de Bombeiros, Transalvador, Polícia Militar, SAMU e Secretarias Municipal e Estadual de Saúde.

PRÉ-CARNAVAL
Coordenadas pela Codesal, as equipes percorreram os circuitos do Carnaval, onde acontece a concentração dos blocos e trios quando foram analisados e encaminhados aos órgãos parceiros as correções necessárias. Ferragens expostas, fiação de telefonia baixa e solta, iluminação pública precisando de reparos, abrigos de ônibus danificados e pedras portuguesas soltas foram as principais irregularidades constatadas pela equipe da Defesa Civil durante as vistorias e varreduras nos circuitos, na “Operação Pré-Carnaval”, realizada nos meses de janeiro e fevereiro, em conjunto com outros órgãos.