A Defesa Civil de Salvador (Codesal) realizou reunião de balanço com a equipe que atuou na Operação Carnaval 2019, na manhã desta quinta-feira (07/03) na sede do órgão, quando foi apresentado o relatório final das ocorrências relacionadas ao acompanhamento de situações que pudessem comprometer o andamento do evento nos circuitos tradicionais da festa e nos bairros. Com base nas informações angariadas foi iniciada a coleta de dados que possam contribuir com a comissão que já organiza a festa para o próximo ano.

Entre quinta-feira (28/02) a terça-feira (05/03) foram registradas pelo Sistema Integrado de Acompanhamento de Eventos (Badauê), 73 ocorrências, 15,8% a mais do que as 63 contabilizadas no ano anterior.

“Esse aumento deve-se em parte à ampliação da oferta de atrações nos bairros e também atesta a eficácia do esquema montado para prevenção de riscos ao folião, com equipes procedendo a varredura em pontos estratégicos dos circuitos para que pudessem perceber qualquer alteração do cenário”, afirma o diretor geral do órgão, Sosthenes Macêdo.

Comparativamente, o circuito Osmar é o que apresentou o maior número de ocorrências, 31 (trinta e uma), enquanto que o circuito Dodô apresentou 26. Já no âmbito do Carnaval dos Bairros foram registradas 16 (dezesseis) ocorrências.
O diretor da Codesal elogiou o comprometimento de toda a equipe que trabalhou ao longo da festa: “Este ano verificamos que, apesar de ter havido um aumento no número de ocorrências com relação a 2018, não foram verificados registros graves o que é fruto principalmente do trabalho preventivo das equipes. Nosso objetivo principal foi o de não termos nenhum episódio adverso”, disse.

OCORRÊNCIAS

Paralelamente ao Carnaval, a Codesal manteve-se de plantão 24 horas, atendendo as demandas da população, solicitada pelo Sistema de Gestão da Defesa Civil (SGDC). Foram contabilizadas 11 solicitações, a exemplo de alagamento de imóvel, ameaça de desabamento e deslizamento, árvore ameaçando cair e deslizamento de terra. “Todas essas solicitações foram atendidas por nossos engenheiros de plantão”, destacou o coordenador Ações de Contingência, Francisco Costa Júnior.

Segundo a subcoordenadora de Áreas de Riscos, Rita Jane Moraes, entre as ocorrências identificadas os circuitos da festa estavam prisma de concreto dificultando acesso de foliões, colisão de trio com luminária, fiação baixa dificultando a passagem de trios, foliões ocupando balaustradas irregularmente, trio circulando com capacidade excedida, entre outras. “Todas as demandas corretivas feitas aos órgãos parceiros foram imediatamente atendidas”, destacou.