A edição 2019 das "Quintas do Saber" teve início, hoje (21/02), com a palestra "Escritório Público", apresentada por Anuska Bautista e João Costa, no auditório da Codesal. O encontro tem como objetivo a partilha de informações e conhecimentos pertinentes às atividades dos servidores da Defesa Civil de Salvador.

"Procuramos aqui na Codesal estimular um ambiente de partilha de informações essencial ao melhor desempenhado de nossas atividades e o projeto Quintas do Saber é parte desta estratégia", explicou o diretor geral do órgão, Sosthenes Macêdo.

Durante o evento foram apresentadas as atividades do Escritório Público de Engenharia e Arquitetura da Secretaria de Infraestrutura e Obras Públicas (Seinfra) da Prefeitura de Salvador, criado em 2001, que tem como objetivo a prestação de serviços de assistência técnica pública e gratuita para a população de baixa renda.

"O escritório elabora projetos de arquitetura para a construção, ampliação e reforma nas Habitações de Interesse Social (HIS), faz cadastro para regularização de edificações existentes, analisa documentação e responde pelo atendimento social que, se necessário, procede a triagem e o encaminhamento para outros órgãos", explicou Anuska Bautista. A iniciativa possibilita ainda estágio para estudantes de arquitetura e urbanismo.

A atuação do Escritório inclui a elaboração de cadastro arquitetônico para a regularização de imóvel e a expedição de licença para construção de HIS que permite a ampliação ou reforma. A licença é emitida pela Sedur para imóveis com área construída de até 70m² para perfis de renda de até três salários mínimos.

"Desde que foi criado, o projeto “Quintas do Saber” tem reunido profissionais que debateram sobre os mais diversos temas", disse a coordenadora de Ações de Prevenção e Redução de Risco, Gabriela Morais.