Os resultados das ações desenvolvidas pelas instituições de ensino superior (IES), integrantes de convênio firmado com a Prefeitura de Salvador, em 2017, serão apresentados em evento a ser realizado no mês de abril em local a ser definido. Os detalhes foram discutidos em reunião realizada, na segunda-feira (18/02), com a participação de representantes das IES e da Defesa Civil de Salvador (Codesal), órgão que coordena ao lado das Prefeituras-Bairro os trabalhos realizados pelos participantes em comunidades da capital baiana.

As atividades com foco em Defesa Civil e ampliado em ações transversais se sustentam na competência acadêmica, nas atividades de extensão e responsabilidade social de cada instituição além da disposição em colaborar com o desenvolvimento comunitário. No dia da apresentação, cada IES dará publicidade aos projetos cujo principal objetivo é a mitigação de risco em comunidades que vivem em áreas precárias. Participam do convênio, a Unijorge, Unifacs, UCSal, UniRuy, Área 1, UniNassau, Estácio e FTC.

"É significativo que no atual estágio dos trabalhos passemos a dar visibilidade pública a esta parceria que tem resultado em importantes contribuições ao desenvolvimento urbano e habitacional da cidade", afirmou o diretor da Codesal, Sosthenes Macêdo. Ele lembrou ainda que a colaboração com as IES “foi um desdobramento da iniciativa do prefeito ACM Neto em ampliar a ações da Codesal, a partir de 2016, voltadas para prevenir situações de risco”.

"Nosso objetivo ao propor este evento é valorizar e prestigiar a contribuição que as instituições parceiras têm dado às atividades da Defesa Civil", destacou a coordenadora de Ações de Prevenção e Redução de Riscos da Codesal, Gabriela Morais.

"Será um momento importante, considerando-se que o projeto vem crescendo com a atuação em diversas áreas como engenharia, arquitetura e saúde e já abrange toda a cidade. Trata-se de uma forma da academia contribuir com a sociedade", afirmou o coordenador do núcleo de Estágio e Práticas Empreendedoras da UCSal, Sílvio Bello.

"O convênio foi relevante para as instituições, formalizando a participação das IES com a gestão pública. O encontro servirá de um rito de passagem, mostrando à sociedade como as instituições estão contribuindo com as comunidades", avaliou Loris Brantes, da Unijorge.

Participaram da reunião, o diretor geral da Codesal, Sosthenes Macêdo, a coordenadora de Ações de Prevenção e Redução de Riscos da Codesal, Gabriela Morais, Denise Botelho e Paula Berton, pela Unifacs/Arquitetura, Silvio Bello e Jorgenaldo da Silva, pela UCSal, Loris Brantes, pela Unijorge/ Arquitetura e Isadora Costa, pela UniRuy/ Arquitetura.

HISTÓRICO

Em novembro de 2017, o prefeito ACM Neto e o diretor-geral da Defesa Civil de Salvador (Codesal), Sosthenes Macêdo, assinaram Convênio de Cooperação Técnica e Científica com representantes de Instituições de Ensino Superior (IES), a exemplo da Estácio, Maurício de Nassau, Ruy Barbosa, Unifacs, UCSal e Unijorge, em solenidade realizada no Palácio Thomé de Souza.

O convênio, idealizado pelo consultor Waldeck Ornelas, prevê, entre outras ações, a execução de estudos e projetos de urbanização em áreas de ocupação precária, reforçando as ações da Codesal no município.

As instituições envolvidas atuam em estreita colaboração com as Prefeituras-Bairro.

Defesa Civil Salvador - Codesal
Claudio Bandeira