Objetivo é que os problemas identificados sejam corrigidos antes da festa pelos órgãos parceiros, assegurando a tranquilidade ao folião

Relatório da Defesa Civil de Salvador com a Avaliação de Cenário para a Operação Carnaval 2019 foi entregue aos representantes de órgãos parceiros em reunião realizada na tarde de hoje (12/02) no auditório da Codesal.  Entre as entidades envolvidas estão a Saltur, Sedur, Seman, Transalvador, Limpurb, Coelba, Embasa, entre outras.

"O documento detalha as vistorias realizadas nos circuitos da festa por profissionais do órgão que identificaram os problemas existentes nos circuitos, propondo a execução de medidas para diminuir os riscos, assegurar tranquilidade aos foliões e possibilitar agilidade nas ações de resposta aos acidentes que possam ocorrer", explica o diretor geral da Codesal, Sosthenes Macêdo.

As ações desenvolvidas pela Defesa Civil de Salvador na Operação Carnaval 2019 constam de seu Plano de Contingência. Trata-se de uma ferramenta que direciona a atuação conjunta dos órgãos integrantes do Sistema Municipal de Proteção e Defesa Civil (SMPDC) durante o megaevento que envolve um público estimado em dois milhões de pessoas nos dias da festa.

Fiação de telefonia baixa e solta, iluminação pública precisando de reparos, abrigos de ônibus danificados, galhos pendentes de árvores, pedras portuguesas soltas e passeios com buracos têm sido as principais irregularidades constatadas pela equipe da Defesa Civil nas vistorias feitas nos circuitos da folia na “Operação Pré-Carnaval”, iniciada dia 21 de janeiro, desenvolvida em conjunto com outros órgãos.

"Iniciaremos nesta quarta-feira (13/02) a varredura dos circuitos Osmar e Batatinha (Centro e Pelourinho) de modo a procedermos uma revistoria detalhada da região", informa a subcoordenadora de Áreas de Risco da Codesal, Rita Morais. Ela acrescenta que a varredura prosseguirá no dia 15, desta feita no Circuito Dodô Barra/Ondina), seguida de novas varreduras em todos os circuitos, entre 17 e 26 para constatação da realização das intervenções corretivas solicitadas aos órgãos envolvidos.

Participaram da reunião a diretora geral das Prefeituras-Bairros, Ana Paula Matos, o subsecretário da Seinfra, Élio Luiz de Souza, o presidente da Limpurb, Leonardo Oliveira, o coordenador de Ações de Contingência, Francisco Costa Júnior, representantes da Saltur, Desal, Sedur, Limpurb, Transalvador, da Operadora de Telefonia Oi, Embasa e Coelba.