Cento e vinte e dois voluntários da comunidade Creche, em Castelo Branco, foram certificados em confraternização realizada, na tarde de terça-feira (05/02), na Escola Municipal Esperança de Viver, no encerramento da capacitação para formação de Núcleo Comunitários de Proteção e Defesa Civil (Nupdec).

O Nupdec é um projeto da Codesal que tem como objetivo preparar os moradores para atuarem, nas áreas de risco onde vivem, em atividades de prevenção, socorro e assistência em situações de desastres.

Durante a capacitação os candidatos a voluntários foram apresentados aos módulos que abordam temas sobre defesa civil, percepção de risco, primeiros socorros, entre outros.

"Esses colaboradores da Defesa Civil dedicam suas vidas a preservar a vida de outras pessoas, como a de vocês nessa comunidade, atuando em parceria e com o apoio do prefeito ACM Neto", destacou o diretor geral da Codesal, Sosthenes Macêdo.

"O trabalho preventivo do Nupdec só trará resultado positivo se todos vocês participarem dessa corrente", afirmou a subcoordenadora de ações Comunitárias e Educativa, Kelly Morais que agradeceu à diretora da unidade escolar, Fabiana Carla, "cuja colaboração foi imprescindível para a realização da capacitação".

O Nupdec visa ainda integrar o sistema de Defesa Civil com a comunidade, rede de ensino e órgãos públicos de modo a assegurar uma ação conjunta de toda a sociedade na prevenção e redução de desastres.