A Defesa Civil de Salvador (Codesal) registrou 59 ocorrências nos cinco dias do Festival Virada Salvador 2019, realizado na Boca do Rio, entre os dias 29/12 a 01/10, e que teve um público de cerca de dois milhões de pessoas. Profissionais do órgão realizaram varreduras no interior e entorno da estrutura da Arena Daniela Mercury buscando identificar e eliminar causas potenciais de acidentes. A resposta e correção imediata dos problemas foi possível graças à sintonia das equipes do Sistema Municipal de Proteção e Defesa Civil (SMPDC).

“Foi um volume de ocorrências abaixo do esperado se levarmos em conta a magnitude da festa, que apenas na noite dos shows da virada (31/12) reuniu 800 mil pessoas, e atesta o sucesso das ações preventivas da Codesal e das equipes do do SMPDC”, constata o diretor geral da Codesal, Sosthenes Macêdo, coordenador as operações.

Antes do evento, o órgão realizou um detalhado levantamento que permitiu gerar informações para subsidiar as ações do Gabinete do Prefeito, Casa Civil, Secult e Saltur, além dos demais órgãos e secretarias envolvidas na realização das intervenções, reduzindo, assim, as causas potenciais e as consequências de possíveis contingências.

"As inspeções preventivas, feitas antecipadamente no cenário da festa, permitiu sanear problemas que poderiam colocar a integridade o público em risco", explica o coordenador de Ações de Contingência da Codesal, Francisco Costa Júnior.

Entre as ocorrências estavam a necessidade de sinalização de escadas de camarote e de tampas de caixas de coleta, coibir pontos de venda de churrasco no espeto, providenciar nivelamento do solo em áreas de circulação, eliminar desnível na rampa de acesso ao módulo de saúde, que resultariam em tropeços dos transeuntes; reposicionar a torre do delay; isolar e aterrar fiações na áreas de food truck; prover proteção aos cabos de aço das tirolesas; eliminar o armazenamento impróprio de botijões de gás, entre outras. As solicitações de intervenções foram encaminhadas aos órgãos parceiros, como Sedur, Seman, Limpurb, Saltur, Coelba e Embasa, que imediatamente providenciaram as correções.

Ao longo da festa, profissionais da Codesal ficaram de prontidão em regime de plantão 24 horas como base em dois postos, um no interior da estrutura e um outro na área externa, funcionando em um trailer de modo a atender a qualquer eventualidade.

Segundo Sosthenes Macêdo, megaeventos, como o Carnaval e o Réveillon, requerem a elaboração de um plano de contingência, ferramenta que direciona a atuação conjunta dos órgãos integrantes do Sistema Municipal de Proteção e Defesa Civil (SMPDC).

PLANTÃO

As atividades rotineiras do órgão seguem normalmente em regime de plantão 24 horas, a exemplo de vistorias para avaliação de risco e as atividades do Centro de Monitoramento e Alerta de Defesa Civil (Cemadec), responsável, entre outras coisas, pelo monitoramento das condições climatológicas e orientação da população.

Em casos de ameaças de desabamento de imóveis, alagamentos, deslizamentos de terra e incêndios, o órgão deve ser imediatamente comunicado através do telefone 199 ou presencialmente em sua sede, localizada na Avenida Mário Leal Ferreira (Bonocô), s/n.