A Defesa Civil de Salvador (Codesal) registrou 14 ocorrências ontem (31/12) no quarto dia do Festival Virada Salvador 2019, na Arena Daniela Mercury, Boca do Rio, sem registro de acidentes. A resposta e correção imediata dos problemas têm sido possível graças à sintonia das equipes do Sistema Municipal de Proteção e Defesa Civil (SMPDC).

Entre as ocorrências identificadas estavam barracas na praça de alimentação usando indevidamente botijões de gás, braçadeira do guarda-corpo de rampa de saída de emergência de camarote sem a devida proteção, rompimento de tubulação na área externa da arena, entre outras. Os órgãos parceiros, como o Corpo de Bombeiros, Embasa, Sedur, Seman, Limpurb e Saltur foram acionados, tomando as medidas necessárias.

“Foram 800 mil pessoas que curtiram os shows da virada e que, devido às ações preventivas da Codesal e das equipes do SMPDC, não registramos acidentes”, constatou o coordenador de Ações de Contingência da Codesal,  Francisco Costa Júnior.

PLANTÃO

A Defesa Civil mantém suas atividades rotineiras em regime de plantão 24 horas, a exemplo de vistorias para avaliação de risco em imóveis e as do Centro de Monitoramento e Alerta de Defesa Civil (Cemadec), responsável, entre outras coisas, pelo monitoramento das condições climatológicas e orientação da população.

Em casos de ameaças de desabamento de imóveis, alagamentos, deslizamentos de terra e incêndios, o órgão deve ser imediatamente comunicado através do telefone 199 ou presencialmente em sua sede, localizada na Avenida Mário Leal Ferreira (Bonocô), s/n. A chamada é gratuita