O vice-prefeito de Salvador, Bruno Reis, entregou nesta quinta-feira (03/01) proteção de encosta com aplicação de geomanta na Avenida Alzira, no bairro de Cidade Nova. Foram investidos R$ 113.556,75 na execução da obra que ocupa uma área de 725 m² e beneficia 150 moradores.

Participaram do evento, o sub-secretário da Secis, João Resch Leal, o diretor geral da Codesal, Sosthenes Macêdo, a diretora-geral da Prefeituras-Bairro, Ana Paula Matos, a sub-prefeita da Prefeitura-Bairro, Liberdade/ São Caetano, Enilza Rocha, entre outros.

Por decisão do prefeito ACM Neto, a Prefeitura de Salvador, por meio da Codesal, tem investido na aplicação de geomantas em encostas, desde 2016, buscando preparar a cidade para o período de chuvas, que provocam as ocorrências mais graves na capital.

Em 2018, foram aplicados um total de 36.000 m² de geomantas que beneficiaram 62 áreas sujeitas a deslizamentos de terra e 4.100 famílias, minimizando o risco de acidentes. Entre 2016, quando as geomantas começaram a ser aplicadas, e 2018 já foram investidos mais de R$ 12 milhões.

Adotada pela Prefeitura há cerca de três anos, a inovadora técnica de proteção de encosta é formada por um composto de PVC e geotêxtil, com cobertura de argamassa jateada. A geomanta impermeabiliza o talude e erosões superficiais, evita a absorção de água da chuva e possível risco de deslizamento do terreno. A duração do material é de 5 anos, em média – bem superior ao da lona comum, que é de três meses.