A Defesa Civil de Salvador (Codesal) registrou uma expressiva queda no número de ocorrências, ontem (30/12), no terceiro dia do Festival Virada Salvador 2019. Foram 09 registros, 60,8 % a menos do que no dia anterior, o que demonstra a efetividade das ações do órgão em detectar situações de risco que possa contribuir para prejudicar a segurança do público na Arena Daniela Mercury, Boca do Rio, onde ocorre o evento.

"O sucesso das vistorias e a erradicação dos problemas identificados devem-se à pronta resposta dos órgãos parceiros, como a Sedur, Seman, Limpurb e Saltur, que providenciaram os reparos", afirma o diretor geral da Codesal, Sosthenes Macêdo, coordenador as operações.

Entre as ocorrências identificadas ontem estavam desnível na rampa de acesso ao módulo de saúde, resultado em tropeços dos transeuntes; reposicionamento da torre do delay, isolamento e aterro das fiações na áreas de food truck, entre outras.

"A integração das equipes do Sistema Municipal de Proteção e Defesa Civil (SMPDC) tem sido indispensável para o bom resultado das ações preventivas no cenário da festa", elogia o coordenador de Ações de Contingência da Codesal, Francisco Costa Júnior.

PLANTÃO

A Defesa Civil mantém suas atividades rotineiras em regime de plantão 24 horas, a exemplo de vistorias para avaliação de risco em imóveis e as do Centro de Monitoramento e Alerta de Defesa Civil (Cemadec), responsável, entre outras coisas, pelo monitoramento das condições climatológicas e orientação da população.

Em casos de ameaças de desabamento de imóveis, alagamentos, deslizamentos de terra e incêndios, o órgão deve ser imediatamente comunicado através do telefone 199 ou presencialmente em sua sede, localizada na Avenida Mário Leal Ferreira (Bonocô), s/n. A chamada é gratuita.