Profissionais da Defesa Civil de Salvador (Codesal) realizaram neste domingo  (30/12) inspeções no local onde será realizada a queima de fogos na virada de amanhã Festival Virada 2019, na Arena Daniela Mercury (Boca do Rio). "Essa vistoria é fundamental para localizar e eliminar potenciais focos de risco aos participantes da festa", informou o diretor geral da Codesal, Sosthenes Macêdo, que coordena as operações.

O órgão registrou 23 ocorrências no segundo dia (29/12) da festa. Entre as ocorrências estavam uso irregular por ambulante de fogareiro, necessidade de proteção de cabos de aço das tirolesas, eliminar o armazenamento impróprio de botijões de gás, entre outros. As solicitações de intervenções foram encaminhadas aos órgãos parceiros, como Sedur, Seman, Limpurb, Saltur, Semop que providenciaram os reparos.

PLANTÃO

A Defesa Civil mantém suas atividades rotineiras em regime de plantão 24 horas, a exemplo de vistorias para avaliação de risco em imóveis e as do Centro de Monitoramento e Alerta de Defesa Civil (Cemadec), responsável, entre outras coisas, pelo monitoramento das condições climatológicas e orientação da população.

Em casos de ameaças de desabamento de imóveis, alagamentos, deslizamentos de terra e incêndios, o órgão deve ser imediatamente comunicado através do telefone 199 ou presencialmente em sua sede, localizada na Avenida Mário Leal Ferreira (Bonocô), s/n. A chamada é gratuita.