A Defesa Civil de Salvador (Codesal) registrou 21 ocorrências no primeiro dia do Festival Virada Salvador 2019, realizado na Boca do Rio, e que teve um público de cerca de 250 mil pessoas. Profissionais do órgão realizaram varreduras no interior e entorno da estrutura da Arena Daniela Mercury buscando identificar e eliminar causas potenciais de acidentes.

Entre as ocorrências estavam a necessidade de sinalização de escadas de camarote e de tampas de caixas de coleta, coibir pontos de venda de churrasco no espeto e providenciar nivelamento do solo em áreas de circulação, entre outros. As solicitações de intervenções foram encaminhadas aos órgãos parceiros, como Sedur, Seman, Limpurb, Saltur que imediatamente providenciaram as correções.

"Diante da dimensão do evento, contabilizamos um baixo número de ocorrências que foram sanadas graças a intervenção imediata dos órgãos parceiros, integrantes do Sistema Municipal de Proteção e Defesa Civil (SMPDC)", disse Sosthenes Macêdo.

Profissionais da Codesal estão de prontidão em regime de plantão 24 horas nos dias do Festival, que têm como base dois postos, um no interior da estrutura e um outro na área externa, funcionando em um trailer para atender a qualquer eventualidade. As solicitações também podem ser feitas gratuitamente pelo telefone 199.

ATENDIMENTO

Também os trabalhos rotineiros da Codesal seguem normalmente, a exemplo de vistorias para avaliação de risco e as atividades do Centro de Monitoramento e Alerta de Defesa Civil (Cemadec), responsável, entre outras coisas, pelo monitoramento das condições climatológicas e orientação da população. Em casos de ameaças de desabamento de imóveis, alagamentos, deslizamentos de terra e incêndios, o órgão deve ser imediatamente comunicado através do telefone 199 ou presencialmente em sua sede, localizada na Avenida Mário Leal Ferreira (Bonocô), s/n. A chamada é gratuita. Após a solicitação, um engenheiro da Codesal vai ao local realizar a vistoria no imóvel e verificar as condições da edificação e do entorno, encaminhado aos órgãos parceiros as providências necessárias.