Técnicos do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) estão em Salvador para finalizar os locais para instalação dos equipamentos que compõe o Projeto RedeGEO (Estações geotécnicas) com o apoio da Defesa Civil de Salvador (Codesal) e das Prefeituras-Bairro.

“O objetivo é ampliar a precisão na emissão de alertas de risco de deslizamentos por meio do monitoramento da umidade de solo das encostas para prevenção de escorregamentos e antecipar as ações de prevenção dos impactos socioambientais pela Defesa Civil”, explica o diretor geral da Codesal, Sosthenes Macêdo que visitou os locais onde estão sendo colocados os equipamentos.

As estações estão sendo instaladas nas seguintes escolas públicas do município: Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Lindaura Andrade Mendonça, Calafate /Fazenda Grande do Retiro; Escola Municipal Educador Paulo Freire, no Arraial do Retiro e na Escola Municipal Comunitária da Histarte, em Brotas e na Escola Municipal Professor William Marques de Araújo Góes, Coutos, Salvador. Os locais foram visitados hoje e aprovados pelas equipes do Cemaden e da Codesal.

“O monitoramento da umidade das camadas de solo junto aos dados de chuvas possibilita a emissão de alertas antecipados de deslizamentos.”, explica o subcoordenador do Centro de Monitoramento e Alerta da Defesa Civil de Salvador (Cemadec), o meteorologista Ricardo Rodrigues, segundo o qual o acompanhamento do volume de água acumulada no solo permite melhorar a confiabilidade na operação de monitoramento e do acompanhamento do nível do alerta.

ASCOM - CODESAL

04/02/2020