A Defesa Civil de Salvador recebeu, na manhã desta sexta-feira (31/01) a visita do coordenador do escritório de projetos do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento em Salvador (Pnud), Leonel Leal Neto. Ele foi recebido pelo diretor geral do órgão, Sosthenes Macêdo e pela coordenadora Ações de Prevenção e Redução de Riscos, Gabriela Morais. O motivo do encontro , foi identificar possíveis sinergias para iniciar as tratativas de apoio a projetos da Codesal. Ele elogiou o trabalho que vem sendo realidado pela Defesa Civil de Salvador, afirmando que "o órgão realiza projetos que são referências em defesa civil no âmbito nacional". Ainda segundo ele essas iniciativas bem-sucedidas podem ser replicadas no âmbito de outras cidades.

O PNUD já atua em 166 países e tem como principal função erradicar a pobreza no mundo. Em reunião na sede da ONU em Salvador, na Praça Thomé de Souza, o coordenador do programa, Leonel Leal e a secretária da Sempre, Ana Paula Matos iniciaram o plano de ações conjuntas, permitindo um acordo de cooperação técnica entre os órgãos.

"Esta aproximação com o PNUD certamente contribuirá para a implementação dos projetos já em execução na Defesa Civil, fortalecendo as políticas já realizadas na gestão municipal voltadas para as comunidades que mais precisam”, disse Sosthenes Macêdo.

Leonel Leal Neto foi secretário de Relações Internacionais da Prefeitura de Salvador e chefe de Gabinete do prefeito de Salvador entre 2009 e 2010, além de gestor do Escritório da Copa do Mundo FIFA 2014, da Prefeitura de Salvador, de 2009 a 2012, e o primeiro presidente e membro fundador do Fórum Nacional de Secretários e Gestores Municipais de Relações Internacionais.

No escritório regional do PNUD, Leonel Neto responde por apoiar e gerenciar os projetos do programa da ONU em execução na Bahia e outros estados da Região Nordeste, assim como por buscar novas parcerias que contribuam de forma expressiva para o desenvolvimento local, sempre em parceria com organizações públicas federais, estaduais e municipais, além de instâncias privadas, da sociedade civil organizada e da academia.

ASCOM - CODESAL
31/01/2020