A Defesa Civil de Salvador (Codesal) recebeu, nesta terça-feira (30/05), a visita do superintendente estadual da Agência Brasileira de Inteligência (Abin), Isaac Figueira Miranda, e do coordenador de Produção de Inteligência, Cristiano Costa, que foram conhecer o funcionamento do órgão e, em particular, as ações preventivas.

O superintendente foi recebido pelo diretor geral da Codesal, Sosthenes Macêdo, e pelo coordenador de Ações de Contingência, Francisco Costa Júnior. Na oportunidade, o diretor da Codesal apresentou as principais atividades da Defesa Civil de Salvador, hoje essencialmente focadas em prevenção.

O dirigente da Abin mostrou especial interesse no funcionamento do Centro de Monitoramento de Alerta e Alarme da Defesa Civil de Salvador (Cemadec), fazendo várias perguntas a subcoordenadora Nicoly Lima e ao meteorologista Laurízio Alves, sobre o monitoramento climático, o funcionamento do sistema de alerta e alarme nas comunidades em áreas de risco, geomantas, entre outras.

Sosthenes Macêdo destacou que a Prefeitura de Salvador, após as fortes chuvas de 2015, investiu na modernização da Codesal, buscando aliar tecnologia de previsão de risco climático com as atividades educativas nas comunidades, qualificar os recursos humanos, além de ampliar a proteção de encostas com geomantas e paredes de contenção de modo a antecipar e prevenir ocorrências graves e preservar vidas.

O superintendente Isaac Miranda explicou que a Abin é um órgão de assessoramento à Presidência da República em assuntos de interesse nacional, especialmente aqueles relacionados à segurança da sociedade e do Estado. Por conta do impacto social da Defesa Civil, a visita à Codesal é fundamental, "para ampliar a colaboração entre os órgãos", disse.


*ASCOM - CODESAL*
30/05/2023

Disque 199
Em Caso de Emergência.
Redes
Fale Conosco

Mais informações ou solicitações de dados

Clique Aqui