Alunos do curso de Engenharia Civil da Universidade Federal do Recôncavo Baiano (UFRB), realizaram, nesta terça-feira (23/05), visita técnica à Defesa Civil de Salvador (Codesal). Eles foram conhecer as atividades da Codesal e, em particular, as ações de gestão do risco do órgão no espaço urbano.

Os formando em Engenharia foram recebidos pelo diretor-geral da Codesal, Sosthenes Macêdo e pelo coordenador de Ações de Contingência, Francisco Costa Júnior, quando foram apresentados às principais atividades do órgão que se modernizou nos últimos oito anos, passando a enfatizar práticas preventivas e de mitigação do risco.

De acordo com Sosthenes Macêdo, "buscou-se aliar tecnologia de ponta com as atividades educativas nas comunidades de modo a antecipar o risco e preservar vidas".

O interesse em conhecer as práticas da Codesal teve origem na disciplina "Tópicos em edificação e gestão de risco do espaço construído", ministrada no campus Cruz das Almas d UFRB, pela professora, Alexandra Cruz Passuello, que acompanhou os alunos. Após a reunião, o grupo visitou edificação com vícios construtivos que desabou no início deste ano na Federação, uma geomanta na Av. Vasco do Gama, e área do Projeto Casarões.

A professora considerou "positiva a visita à Codesal e que permitiu conhecer diversos aspectos da gestão de risco aplicados pelo órgão e de significativo proveito para a disciplina e para os alunos".

*ASCOM - CODESAL*
23/05/2023