Servidores da Defesa Civil de Salvador (Codesal) se mobilizaram de forma solidária e, em mutirão, compareceram nesta quinta-feira (26/11) à sede de Hemoba onde doaram sangue, colaborando com a Semana Nacional de Doação Voluntária de Sangue e na implementação do estoque de hemoderivados da instituição.

O sangue doado é dividido em diversos componentes – como plaquetas, plasma e hemácias – e, por isso, uma única coleta pode servir para a recuperação de várias pessoas que esperam a doação.

"A doação voluntária de sangue está em sintonia com a principal missão da Defesa Civil de Salvador que é a de reduzir risco e salvar vidas, razão pela qual ficamos muito felizes com nossos colaboradores que vieram aqui ao Hemoba para este ato de solidariedade", afirmou o diretor geral da Defesa Civil de Salvador, Sosthenes Macêdo.

"Em tempos de pandemia, o mundo precisa de mais gestos concretos de solidariedade. E poucos atos são mais generosos do que doar sangue para salvar a vida de quem precisa", diz a subcoordenadora de Ações Comunitárias e Educativas, Simone Café.

Ao todo, 20 voluntários da Codesal participaram da mobilização. Há critérios estabelecidos para doação. Além de precisar aguardar 90 dias entre as doações, o doador deve estar bem de saúde e alimentado, ter entre 16 e 59 anos de idade (idade máxima neste período de pandemia), pesar acima de 50 quilos e apresentar um documento de identificação.

A Semana Nacional de Doação Voluntária de Sangue é realizada todos os anos na última semana de novembro.

*ASCOM-CODESAL*

26/11/2020