SEMANA NACIONAL DE REDUÇÃO DE DESASTRES

A palestra "eSalvador: Gestão Eletrônica de Documentos Oficiais" foi um dos temas do encerramento da Semana Nacional de Redução de Desastres, realizado no auditório da Codesal, na tarde desta sexta-feira (09/10), e que contou com a participação do secretário municipal de Gestão, Thiago Martins Dantas. Foram ainda apresentadas as palestras "Projeto Casarões" e "Procedimentos para Ações de Defesa Civil".

Ao falar sobre o eSalvador, o secretário Thiago Dantas destacou a importância de mais este avanço da gestão municipal na realização de atos administrativos. "O eSalvador permite criar, tramitar e arquivar processos em ambiente digital bem como gerir os documentos oficiais".  Ainda segundo ele, "o processo eletrônico é mais seguro, rápido e econômico".

Como benefícios do sistema, o secretário ressaltou a segurança da criação ao arquivamento dos documentos, maior agilidade nos despachos e na tramitação, acompanhamento dos processos em tempo real, redução de custos administrativos, entre os quais despesas com papel.

Desde setembro, os atos processuais, como solicitações, despachos, inserção de documentos, dentre outras ações, são praticadas, comunicadas, armazenadas e disponibilizadas em ambiente virtual no âmbito da Prefeitura.

Segundo a coordenadora de implantação do eSalvador na Codesal, Leilane Souza, trata-se de "uma ferramenta de comunicação e tramitação eletrônica de documentos oficiais, associadas às práticas inovadoras de trabalho a serem usadas em todos os órgãos da gestão municipal".

Ao fazer um balanço sobre a Semana Nacional de Redução de Desastres, realizada de 05 a 09 de outubro, o diretor geral da Codesal, Sosthenes Macêdo, afirmou que foram apresentados temas atuais sobre os riscos climáticos e como a Prefeitura de Salvador tem atuado para adotar iniciativas de prevenção e resiliência para a preservação de vidas". Ainda segundo ele, foram abordadas discussões que estimulam a incutem na sociedade a percepção do risco e orienta sobre como agir em situações emergenciais”.

Projeto Casarões

A subcoordenadora de Áreas de Risco da Codesal, a engenheira Rita Jane Moraes, apresentou palestra sobre o Projeto Casarões que realiza vistorias preventivas em imóveis antigos particulares e públicos da capital baiana quando são feitas a avaliação de risco geológico ou construtivo. No intuito de proteger e preservar o bem-estar e a proteção civil dos cidadãos, o resultado dessas avaliações são encaminhados aos proprietários, quando conhecidos, ou aos órgãos competentes para as providências de manutenção e conservação.

A Codesal já cadastrou 1.294 casarões no Centro Histórico de Salvador. Deste total, 130 foram considerados de alto risco, 230 de alto risco, 475 de médio risco e 336 de baixo. Segundo o órgão, os proprietários e moradores são notificados e orientados a deixar os imóveis, quando ocupados, e realizar a recuperação das edificações. O Ipac e o Iphan também são informados sobre as condições dos imóveis localizados nas poligonais de tombamento.

As vistorias são feitas a partir de demandas dos proprietários ou de solicitações feitas por meio dos órgãos parceiros por meio do telefone gratuito 199. Todas as inspeções, independentemente de o imóvel ser particular ou público, são realizadas envolvendo análise técnica, executadas por profissionais habilitados.

A palestra do engenheiro Esmeraldo Tranquilino sobre o tema "Técnicas de impermeabilização de encostas com geomanta" encerrou a programação da Semana Nacional de Redução de Desastres.

ASCOM - CODESAL

09/10/2020