Técnicos da Defesa Civil de Salvador, Seinfra e Seman participaram, nesta quarta-feira (04/03) de videoconferência, realizada na sede da Codesal, com o gestor para o Rio de Janeiro da Urban Flooding Network (UF) at C40, Pedro Schreiber Ribeiro, que detalhou aspectos da rede que visa ajudar as cidades a lidar com os impactos das inundações. Ele explicou que as inundações são o risco resultantes das mudanças climática que causam mais impactos nas cidades.

De modo a apoiar as cidades, o C40 lançou a rede UF que apresenta diferentes abordagens voltadas a auxiliar as cidades a se adaptarem aos impactos das inundações, como a DID - Desenvolvimento de Baixo Impacto; BMP - Melhores Práticas de Gerenciamento; WSUD - Desenho Urbano Sensível à Água; SUDS - Sistemas de Drenagem Urbana Sustentável e as Cidades das Esponjas, explicou Pedro.
Segundo ele, o principal conceito de apoio a essas metodologias é reconhecer os cursos de água geográficos e gravitacionais - tanto historicamente quanto nas quantidades e frequências de vazão alteradas para reintroduzir espaços na cidade onde a água possa fluir, percorrer, evaporar ou ser armazenada. Isso é crucial para gerenciar a água e adaptar a cidade aos riscos de inundação, afirmou.

O diretor geral da Codesal, Sosthenes Macêdo, afirmou ser fundamental integrar Salvador nessa rede que já inclui o Rio Janeiro, São Paulo e Curitiba, sugerindo um novo encontro que permita a outros órgãos parceiros do Sistema Municipal de Proteção e Defesa Civil (SMPDC) participarem das discussões.

ASCOM-CODESAL
04/03/2020

Disque 199
Em Caso de Emergência.
Redes
Fale Conosco

Mais informações ou solicitações de dados

Clique Aqui