"Técnica de Combate ao Avanço do Mar: Uso de Estrutura de Defesa Costeira em Blocos de Concreto Moldados Articulados" foi o tema da palestra do engenheiro Leonides Alves, apresentada, na tarde desta quinta-feira (08/08), no auditório da Defesa Civil de Salvador (Codesal), como parte do projeto "Quintas do Saber".

Na abertura do evento, o diretor geral da Codesal, Sosthenes Macêdo, destacou a importância do tema para os engenheiros e arquitetos do órgão "devido ao advento de fortes ressacas em nossa orla, a exemplo das ocorridas nas regiões da Pituba, Penha e Gamboa, em julho, que resultaram no avanço do mar em um período atípico", lembrando que o fenômeno, geralmente, ocorria no mês de março.

Inicialmente, Leonidas Alves, fez um comparativo das técnicas existentes para solucionar problemas resultantes de ressacas e avanço do mar, destacando a superioridade do uso da tecnologia do módulo bloc, criada na Holanda, com a de maior confiabilidade, durabilidade e baixo custo de execução em relação às técnicas que usam enrocamento de pedras.

O módulo bloc vem sendo usado na construção de paredes de contenção na borda marítima de cidades como Natal (RN) e Paulista (PE) em áreas em que a antiga cortina de contenção do mar estavam com sua estrutura comprometida pela corrosão das ferragens e ameaçava romper.

O engenheiro Leonides Alves explica que a tecnologia consiste na utilização de blocos de concreto pré-moldados, sem utilização de ferragens, que asseguram rapidez na execução da obra e durabilidade superior. “Utilizamos tecnologia holandesa. São blocos de longa durabilidade, com dimensões de 1,60m x 0,80m x 0,80m, que pesam cerca de 2,5 toneladas. É o que há de mais avançado para este tipo de construção”, diz.