Equipe da Defesa Civil de Salvador (Codesal) iniciou a elaboração de um mapa de evacuação na comunidade de Bate Facho, situada próxima à barragem de Pituaçu, com a realização de vistorias na área para identificação das rotas de fuga e pontos de encontro de modo a ampliar a segurança dos moradores. O projeto foi discutido em reunião, realizada hoje (02/07), na sede do órgão, com a participação de representantes da Embasa.

Na madrugada do dia 26/07, moradores do Bate Facho foram surpreendidos com o disparo acidental das sirenes do sistema de segurança da barragem de Pituaçu, administrada pela Embasa. Muitos entraram em pânico e passaram a deixar suas casas.

"A elaboração do Mapa de Evacuação é de extrema importância para ampliar a segurança na comunidade", explica, a coordenadora de Ações de Prevenção e Redução de Riscos da Codesal, Gabriela Morais.

Por sua vez, a subcoordenadora de Áreas de Riscos, Rita Moraes, acrescenta que a falta de indicadores de rotas de fuga e pontos de encontro acaba por ocasionar pânico em situações de emergência, onde a segurança é fator fundamental para a prevenção de acidentes".

O mapeamento de rotas de fuga estabelece o trajeto a ser percorrido pelo individuo no caso da necessidade de evacuação, sendo importante em casos de alagamento ou qualquer outra situação de emergência. O treinamento da comunidade é feito com a realização de simulados de evacuação.

Participaram da reunião o gerente da unidade socioambiental, Thiago Hiroshi, e gerente de segurança de barragens, Lucio Landim, ambos da Embasa. Eles foram apresentados ao Centro de Monitoramento e Alerta da Defesa Civil do Salvador (Centro de Monitoramento e Alerta da Defesa Civil do Salvador (Cemadec) que efetua o monitoramento meteorológico e acompanha o Sistema de Alerta e Alarme Sonoro para, se necessário, atuar preventivamente no município, para minimização dos riscos de acidentes em casos de chuvas fortes.

Na