Representantes das 20 escolas selecionadas para integar o Projeto Defesa Civil nas Escolas (PDCE) no segundo semestre, das Gerências Regionais de Educação (GREs) e técnicos da Defesa Civil de Salvador (Codesal) participaram de reunião realizada, na tarde desta terça-feira (28/05) no auditório do órgão, visando alinhar as estratégias a serem adotadas pelos participantes a partir de 15 de julho quando serão retomadas as atividades. No primeiro semestre, 10 escolas participaram o projeto.
 
"Em um cenário de mudanças climáticas e no qual 45% dos moradores de Salvador vivem em áreas de risco, trabalhar com crianças é a melhor estratégia para resultados duradouros. Por isso não abrimos mão dessa política de implantar temas de defesa civil nas escolas", afirmou a coordenadora de Ações de Prevenção e Redução de Riscos, Gabriela Morais.
 
Entre os objetivos do PDCE, estão os de "formar gerações resilientes, fortalecer uma cultura de prevenção e contribuir para uma nova forma de pensar, agir, qualitativamente para uma vida melhor", explica a chefe do setor de ações educativas, Neidy Beto.
Durante o encontro foi apresentado o cronograma do projeto que inclui o detalhamento do PDCE ao corpo técnico de cada escola participante, aplicação dos módulos às turmas selecionadas, revisão de conteúdo e simulado de evacuação, atendendo aos critérios individuais de cada unidade.
 
O instrutor do PDCE, Augusto Nascimento, explicou que os módulos incluem noções de defesa civil, primeiros socorros, zoonoses e educação ambiental. "Esses temas pode ser posteriormente serem aplicados de forma interdisciplinar nas aulas de Matemática, Geografia, Português, Ciência e História", definiu. Em 2018, o PDCE contabilizou 3.889 participantes.
 
ESCOLAS PARTICIPANTES:
 
 

GRE

ESCOLA

CIDADE BAIXA/LIBERDADE

 

MUNICIPAL TOMÉ DE SOUZA

 

MUNICIPAL CARDEAL DA SILVA

ORLA

 

 

MUNICIPAL IACY VAZ FAGUNDES

 

MUNICIPAL ANITA BARBUDA

SÃO CAETANO

 

MUNICIPAL PADRE NOBERTO

 

MUNICIPAL CALAFATE

CENTRO

 

 

MUNICIPAL COSME DE FARIAS

 

MUNICIPAL DESPORTIVA SANTA RITA

CAJAZEIRAS

 

 

MUNICIPAL IRENE DA SILVA COSTA

 

MUNICIPAL NOVO MAROTINHO

PIRAJÁ

 

MUNICIPAL ESPERANÇA DE VIVER

 

MUNICIPAL SOCIEDADE FRATERNAL

SUBÚRBIO 1

 

 

MUNICIPAL ARMANDO CARNEIRO DA ROCHA

 

MUNICIPAL ESTHER FELIX DA SILVA

SUBÚRBIO 2

 

 

MUNICIPAL GUERREIRA ZEFERINA

 

MUNICIPAL PERIPERI

 

 

ITAPUÃ

 

MUNICIPAL NOVA DO BAIRRO DA PAZ

 

MUNICIPAL JULIETA CALMON

CABULA

 

 

MUNICIPAL MANOEL FRANCISCO

 

MUNICIPAL ENGOMADEIRA

 

 

 

 

Disque 199
Em Caso de Emergência.
Redes
Fale Conosco

Mais informações ou solicitações de dados

Clique Aqui