Desde o dia 21/01, equipes da Codesal estão em campo realizado a avaliação de risco nos circuitos da festa

No período que antecede o Carnaval 2019, entre os meses de janeiro e fevereiro, profissionais da Defesa Civil de Salvador (Codesal) realizam vistorias com o objetivo de identificar as vulnerabilidades existentes nos circuitos, propondo e executando medidas para diminuir os riscos, com o objetivo de garantir a segurança dos foliões e possibilitar agilidade nas ações de resposta aos acidentes que possam ocorrer.

Paralelamente, no intervalo de realização do Carnaval, entre 28 de fevereiro a 06 de março, a Codesal reforçará seu plantão de 24 horas na sede do órgão, na Avenida Mario Leal Ferreira (Bonocô), além de manter postos nos circuitos da festa, visando atender eventualidades que venham a ocorrer.

As principais ações desenvolvidas pela Defesa Civil de Salvador na Operação Carnaval 2019 constam de seu Plano de Contingência, atualizado anualmente. Trata-se de uma ferramenta que direciona a atuação conjunta dos órgãos integrantes do Sistema Municipal de Proteção e Defesa Civil (SMPDC) durante o megaevento que envolve um público estimado em dois milhões de pessoas nos dias da festa.

Fiação de telefonia baixa e solta, iluminação pública precisando de reparos, abrigos de ônibus danificados e pedras portuguesas soltas têm sido as principais irregularidades constatadas pela equipe da Defesa Civil nas vistorias feitas nos circuitos da folia na “Operação Pré-Carnaval”, iniciada dia 21 de janeiro, realizada em conjunto com outros órgãos. Coordenadas pela Codesal, as equipes percorrem os circuitos do Carnaval, onde acontece a concentração dos blocos e trios quando são analisados e encaminhados aos órgãos parceiros as correções necessárias.

“O sucesso dessas ações depende da ação conjunta com os órgãos parceiros, como a Saltur, Sedur, Seman, entre outros. Nossas equipes buscam monitorar as condições de segurança ao longo dos trajetos, inclusive nos bairros que terão programação oficial da festa”, explica o diretor geral da Codesal, Sosthenes Macêdo.

O coordenador de Ações de Contingência da Defesa Civil, Francisco Costa Júnior, citando as informações, contidas no Manual de Operações Carnaval 2019, destaca que “o conhecimento das situações adversas, que possam ser antecipadas permite à Defesa Civil planejar ações preventivas que reduzam possíveis riscos, visando a segurança dos foliões”.

VARREDURA

A subcoordenadora de Áreas de Riscos, Rita Jane Moraes, explica que equipes da Defesa Civil estão em campo realizado a avaliação de cenário nos circuitos da festa. “Após a conclusão do levantamento de potenciais riscos é feita uma reunião com os órgãos parceiros quando a Codesal apresenta as demandas e agenda um prazo para as correções". Posteriormente, explica a subcoordenadora, “profissionais da Codesal realizam nova varredura para checar se os problemas foram solucionados”.

Nos dias da festa, os técnicos envolvidos nas ações preventivas e de resposta são orientados a sempre que forem identificadas situações de riscos aos foliões acionem os órgãos responsáveis pela correção das irregularidades, a exemplo da Seman (Secretaria de Manutenção) para o caso de instabilidade de estrutura, galhos de árvore ameaçando cair e a Semop para o caso de obstrução do circuito por ambulantes.

No caso das ações emergenciais, o coordenador setorial de plantão no circuito, ao caracterizar situações de emergência, deverá, após dimensionar a ocorrência, mobilizar os recursos necessários ao atendimento, visando restabelecer a situação de normalidade.

As ações de resposta à emergência envolvem procedimentos de "Combate" (isolamento de área, evacuação, segurança de área etc.) e "Socorro" (busca e salvamento, primeiros socorros etc.), envolvendo atuações de órgãos como o Corpo de Bombeiros, Transalvador, Polícia Militar, SAMU e Secretarias Municipal e Estadual de Saúde.