O maitre Gilson Souza, 34 anos, lembra do dia em que presenciou um colega se queimar gravemente após uma panela de pressão industrial pegar fogo durante preparo de uma refeição no restaurante em que eles trabalhavam. “Não soube o que fazer na hora. Fosse hoje, saberia quais atitudes tomar para amenizar a situação até a chegada dos Bombeiros ou do Samu. Teria lavado o ferimento com água corrente, sem abafar o lugar da queimadura”, analisou.

Noções como essas de primeiros socorros, Gilson aprendeu nos últimos três dias, quando ele e outros moradores e comerciantes do Centro Histórico de Salvador formaram a turma do Curso de Brigada de Incêndio da região.

O curso foi promovido pela Defesa Civil de Salvador (Codesal), em parceria com o 1º Grupamento de Bombeiro Militar e apoio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secult), através da Diretoria de Gestão do Centro Histórico. A capacitação envolveu carga horária de 8h de aulas teóricas e 4h práticas – etapa realizada nesta segunda (12), no estacionamento do 1º Grupamento de Bombeiro Militar. Hoje, o grupo aprendeu como debelar princípios de incêndio, técnicas mais adequadas e uso correto de extintores.

“Essa formação é para brigadista nível 1 – básico. Em tese, não precisava de prática, mas a teoria é muito distante da realidade. Ensinamos como moradores devem agir em princípio de incêndio, o que fazer se uma vítima desmaiou ou teve parada cardíaca. Se já há um incêndio, com fogo fora de controle, os brigadistas passam a auxiliar na evacuação da população, e chamar os Bombeiros”, explicou o capitão e subcoordenador do 1º GBM, Leandro Vialto. Ele ressalta que ter uma brigada no Centro Histórico é de fundamental importância porque a área possui muitos casarões com estrutura em madeira, com carga de incêndio, além de fiações elétricas antigas.

A pedagoga Rosangela Barros, 56 anos, disse que foi de grande valia o aprendizado, e garantiu que está mais preparada para manter a calma em situações emergenciais. “Nosso papel aqui é mais de ajudar na evacuação das pessoas e chamar os órgãos competentes, em vez de ficar em pânico”, disse ela, que mora no Santo Antônio.

"Com esta importante colaboração do Corpo de Bombeiros, a Codesal está dando mais um passo para a consolidação do Plano de Contingência do Centro Histórico de Salvador com a formação de uma brigada de incêndio no Pelourinho. A iniciativa vai contribuir para ampliar a segurança daquela região, patrimônio tombado pela Unesco. Teremos um grupo de voluntários na poligonal, treinados, organizados e capacitados para atuar na prevenção e combate a incêndios e primeiros socorros, afirmou o diretor geral da Codesal, Sosthenes Macêdo. (Secom - PMS)