A Defesa Civil de Salvador (Codesal) certificou, na tarde desta terça-feira (27/03), 93 voluntários das Ruas Moscou I e II, comunidades integrantes do bairro de Castelo Branco, pela conclusão do curso em ações preventivas para formação do Núcleo Comunitário de Proteção e Defesa Civil (Nupdec). A cerimônia foi realizada na Escola Municipal de Castelo Branco.

Na semana de capacitação, os participantes aprenderam sobre defesa civil, primeiros socorros e percepção de risco. O trabalho de mobilização, para a instalação do Nupdec, visa dar maior protagonismo à comunidade, buscando ampliar a percepção dos fatores de riscos presentes nas áreas de encostas. As atividades foram conduzidas pela assistente social Nádia Rangel que iniciou o evento com a apresentação de um coral de crianças.

A subcoordenadora da Codesal, Kelly Morais, agradeceu o acolhimento dado pela escola à Defesa Civil e à colaboração das lideranças. “Vocês nós acolheram com um sorriso”. Ela acentuou que cabe à Defesa Civil conscientizar sobre a importância da prevenção na redução de acidentes.

A diretora da Escola Municipal Castelo Branco, Silvana Rosário, elogiou o esforço da Codesal em formar Nupdecs nas comunidades. “Este é um trabalho de grande relevância pois tudo é feito pela segurança da comunidade, pelo bem-comum. Estamos sempre à disposição para novos eventos como este”, afirmou.

O sub-prefeito de Cajazeiras,  Alan Diniz, elogiou o empenho dos participantes afirmando que “saem ganhado com o que aprenderam em termos de proteção comunitária e percepção de risco”. Antes da entrega dos certificados, os novos voluntários assistiram ao vídeo que documenta o desenvolvimento das atividades do Nupdec na comunidade.

Moradora da rua Moscou II, Maria das Graças Oliveira da Silva, disse que além do que aprendeu durante a capacitação “o que mais admirei foi o estímulo ao espírito de colaboração e união entre as pessoas”.