A Defesa Civil de Salvador (Codesal) certificou na manhã do dia 27/03 a primeira turma de voluntários da Guarda Civil no Projeto Mobiliza em cerimônia realizada no auditório da Unopar.  A segunda turma será capacita nos dias 03 e 04 de abril. Ao findar o processo, 160 guardas municipais terão sido certificados. Criado para reforçar as atividades preventivas da Codesal, o Mobiliza capacita voluntários nas Prefeituras-Bairros para atuarem em suas comunidades.

“Este momento é muito importante pois vocês são a primeira turma da Guarda Civil a participarem do Mobiliza que permite esta introdução à cultura da Defesa Civil”, disse a subcoordenadora de Ações Comunitárias e Educativas, Kelly Morais. Segundo ela, “é educando que a gente vai conseguir construir um mundo melhor”

Antes da certificação, a técnica da Ouvidoria Geral do Município, Flávia Ribeiro, apresentou o funcionamento do aplicativo “Fala Salvador” a ser usado pelos voluntários para informar aos órgão municipais ocorrências e situações de risco que requeiram imediata resposta dos órgãos públicos.

O projeto Mobiliza é coordenado pelo engenheiro da Codesal, Matheus Fioravanti, sob a supervisão da subcoordenadora de Ações Comunitárias e Educativas, Kelly Morais.  Já foram certificados voluntários das dez Prefeituras-Bairros.

O Mobiliza foi operacionalizado por 10 grupos de trabalho formados por integrantes das Prefeituras-Bairro, Ouvidoria Geral do Município, Secretaria de Cidade Sustentável e Inovação, Gerência Regional de Educação/Parque Social, Coordenadoria de Distritos Sanitários – SMS e Codesal. O aplicativo “Fala Salvador”, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Gestão (SEMGE), em fase de testes, implementará o projeto ao permitir rápida informação de um ocorrência e posterior agilidade das ações dos órgão públicos na solução do problemas.