Os engenheiros da Defesa Civil de Salvador (Codesal), Zenilka Galeão e Paulo Passos, participaram do curso de treinamento em ameaças químicas, biológicas, radiológicas e nucleares (QBRN). O evento que aconteceu no Hotel Bahiamar, na Praia de Armação, durou cinco dias e teve como objetivo capacitar os profissionais para saberem como agir na prevenção dos casos de acidentes envolvendo materiais desta natureza.

“Atuamos em situações de risco e nossos profissionais devem estar capacitados para as mais variadas situações como em casos de ataques terroristas ou algum incidente biológico, principalmente porque vamos sediar alguns jogos da Copa. Por isso cursos como este são imprescindíveis”, explica o diretor-geral da Codesal, Alvaro da Silveira Filho.

Conforme a engenheira Zenilka Galeão, o treinamento é muito importante para um melhor atendimento. “Precisamos estar preparados para atender com excelência todas as solicitações. Diariamente lidamos com as situações mais adversas, por isso se aperfeiçoar é tão importante. Para que possamos dar segurança aos soteropolitanos e turistas”, completa.

Durante o treinamento os alunos puderam aprender a identificar esses perigos, além dos cuidados necessários para atender as solicitações com segurança e sobre os efeitos de tais materiais. O curso foi teórico e com simulações de mesa como tomadas de decisões e definir estratégias para que os alunos pudessem vivenciair os casos.