O segundo dia da Semana Nacional de Redução de Desastres, promovido localmente pela Defesa Civil de Salvador (Codesal), teve como tema Boas Práticas da Defesa Civil de Salvador, com técnicos do órgão partilhando experiências bem sucedidas.

A mensagem de abertura foi apresentada pelo subsecretário de Sustentabilidade e Resiliência da Secis, Ivan Euler, que parabenizou a Codesal “pelas contribuições para o desenvolvimento de nossa cidade para que se torne mais segura e resiliente".

O diretor-geral da Defesa Civil de Salvador, Sosthenes Macêdo, deu boas-vindas aos presentes, fazendo menção especial ao coronel Ramon Diego Diniz, comandante de grupamento do Corpo de Bombeiros Militar da Bahia, presente ao evento. O coronel Ramon afirmou "em nome do comando que estamos aprendendo e socializando conhecimentos neste evento".

Em seguida, o chefe do setor de Resposta a Desastres da Codesal, José Roberto Casqueiro, iniciou a programação convidando a subcordenadora do Centro de Monitoramento de Alerta e Alarme da Defesa Civil (Cemadec), Alana Matos, que falou sobre a atuação da unidade tecnológica da Codesal e que teve como tema "Cemadec - O uso da tecnologia na Previsão e Monitoramento das Chuvas".
Entre outros tópicos, ela explicou que o "o Cemadec tem como objetivos acompanhar e avaliar o quadro evolutivo dos fenômenos climáticos extremos que oferecem riscos à população do município; alertar a população sobre as situações de riscos iminentes associados aos eventos extremos de chuvas, conforme os protocolos do Plano de Proteção de Defesa Civil (PPDC)".

Em seguida, o subcoordenador de Atendimento Emergencial da Defesa Civil, Esmeraldo Tranquilino de Sousa Jr, falou sobre Geomanta - Um Case de Sucesso em Salvador. Ele explicou que a técnica de proteção de encosta é formada por um composto de PVC e geotêxtil, com cobertura de argamassa jateada. "A geomanta impermeabiliza o talude de erosões superficiais, absorção de águas da chuva e possível risco de deslizamento do terreno, buscando garantir a segurança em comunidades que vivem em áreas de risco na capital".

*Nupdec e PAE*

O técnico em Defesa Civil e Mobilizador Comunitário da Codesal, Ian Breno Campo, apresentou palestra sobre Estudos de Casos e Boas Práticas no Enfrentamento de Acidentes com ênfase na formação dos Núcleos de Proteção e Defesa Civil (Nupdecs) que "tem a finalidade de desenvolver um processo de orientação permanente junto à população, visando a prevenção e minimização dos riscos e desastres nas áreas de maior vulnerabilidade".

O chefe do Setor de Gestão de Risco da Codesal, Elio Perrone Jr., juntamente com as engenheiras da Codesal, Zenilca Galeão, Patrícia Cordeiro e a arquiteta a urbanista Gabriela Amado, falaram sobre o PAE - Plano de Ações Estruturais - Calabetão 3, área de risco, onde existe uma pedreira desativada, e apresenta histórico de escorregamento.

Os PAE têm como objetivo apresentar propostas elaboradas para as áreas de elevado risco de naturezas diversas da cidade do Salvador, identificadas pelo Mapeamento de Riscos efetuado pela Codesal. Estas propostas são baseadas em trabalhos de concepção de soluções de engenharia geotécnica, civil, urbanísticas e habitacionais visando à redução progressiva das situações de risco de escorregamentos, enchentes e inundações.

*Cidades sustentáveis*

No período da tarde, a chefe do setor de Ações Educativas, Rafaela Oliveira, abriu o ciclo de palestras, reportando-se ao fato de que o projeto Tererê, da Codesal, voltado a formar cidadão crítico e participante capaz de mudar seu ambiente, foi destacado no âmbito das boas práticas pela Defesa Civil Nacional.

A primeira palestra, com o tema Construindo Cidades Sustentáveis, foi proferida por Patrícia Miranda Menezes, cofundadora da Rede ODS Brasil, líder no The Climate Reality Project, e que atua na prefeitura da Barcarana, no Pará.

Ela ressaltou a importância de democratizar a Agenda 2030, por meio da produção e disseminação de conhecimento sobre o tema, além promover cidades mais inclusivas que garantam o acesso a espaços independentes de qualquer tipo de condição; "a cidade segura é aquela que garante não apenas a segurança pública, mas a sensação de segurança em qualquer instância ao cidadão".

Keila Ferreira, coordenadora de Baixo Carbono Resiliência Brasil, falou sobre Os Desafios das Cidades Brasileiras Diante da Mudança Climática e Eventos Extremos, ressaltando a necessidade na busca por soluções eficazes para os desafios climáticos que o Brasil e o mundo enfrentam. Ela enfatizou a importância de uma governança climática multissetorial, capaz de apoiar processos fundamentais como a descarbonização, a adaptação e a mitigação dos efeitos da mudança do clima.

A diretora de Articulação e Gestão da Defesa Civil Nacional, Karine da Silva Lopes, abordou o tema Governança Multinível e o Compromisso Transversal: O Plano Nacional e as Ações de Proteção e Defesa Civil que fortalecem os Municípios. O projeto de elaboração do Plano Nacional de Proteção e Defesa Civil, que visa fortalecer o Sistema Nacional de Proteção e Defesa Civil para o enfrentamento de riscos e desastres no Brasil.

*Encerramento*

O encerramento Semana Nacional de Redução de Desastres ocorre amanhã, dia 26/10, no Teatro Gregório de Matos, e será marcado com a entrega ao município de Salvador do Plano de Contingência do Centro Histórico, cujo objetivo é ampliar a segurança da região em relação à incêndios e a desabamentos.

*ASCOM – CODESAL*
25/10/2023