A Defesa Civil de Salvador (Codesal) recebeu a visita de alunos da Universidade Católica de Salvador (UCSal) e da Universidade Estadual da Bahia (Uneb), nesta terça-feira (10/10), que teve como objetivo a interação com as atividades do órgão, hoje considerado uma referência em todo o país. O grupo foi recebido pelo diretor-geral da Codesal, Sosthenes Macedo, e pela subcoordenadora de Centro de Monitoramento de Alerta e Alarme (Cemadec), Alana Matos.

O diretor Sosthenes Macêdo apresentou aos alunos dos curso de Engenharia Química e Civil da UCSal e do mestrado em Estudos Territoriais da Uneb os principais aspectos das atividades da Codesal, hoje essencialmente voltadas às ações preventivas, destacando a importância de compartilhar com eles a experiência acumulada pelo órgão desde a reestruturação há sete anos.

Na oportunidade, o diretor da Codesal destacou que as boas práticas adotadas permitiram o reconhecimento das Nações Unidas e a inclusão de Salvador como Hub de Resiliência. "Reforçamos, como estamos fazendo aqui, o nosso compromisso de partilhar as experiências acumuladas, estabelecendo uma rede de aprendizagem", ressaltou Sosthenes Macêdo.

O mestrando em Estudos Territoriais da Uneb, Marcos Sanches, destacou que, em função do seu trabalho acadêmico, necessita de informações relativas às atividades dos setores de Gestão de Risco, Ações Educativas e Atendimento às Comunidades em Áreas de Risco, motivo do contato com a Defesa Civil de Salvador. Os alunos da UCSal foram acompanhados da professora de Quimica, Juliana Fonseca, solicitante da visita, "para conhecimento das atividades do órgão".

Finalizando a visita, os alunos se dirigiram ao Cemadec, onde a subcoordenadora de Monitoramento e Análise das Ações Climáticas, a engenheira Alana Matos, detalhou o funcionamento do Centro que busca, pelo uso de ferramentas tecnológicas de análise climática, antecipar o risco e preservar vidas.

ASCOM - CODESAL
10/10/2023
[11:39, 10/10/2023] Claudio Bandeira: Recebemos a visita de alunos da Universidade Católica de Salvador (UCSal) e da Universidade Estadual da Bahia (Uneb), interessados em conhecer astividades que desenvolvemos no campo de proteção e defesa civil. Foi uma ótima oportunidade para reforçarmos o nosso compromisso de partilhar as experiências acumuladas, estabelecendo uma rede de aprendizagem.