Servidores da Defesa Civil de Salvador (Codesal) participaram, ao longo do dia de hoje (12/04), de dinâmica de instruções para atuação em ocorrências fortuitas, organizado pelo 19º Batalhão de Caçadores (19° BC), pertencente ao Exército Brasileiro, atividade realizada na Vila Militar do Cabula.

"É de inestimável valia este apoio do Exército, representado pelo 19º BC, em partilhar conhecimentos que vão implementar e fortalecer a capacidade operacional de nossa Defesa Civil de Salvador", afirmou o diretor-geral da Codesal, Sosthenes Macêdo.

Segundo o comandante do 19º BC, tenente-coronel Wagner Medeiros Ramos, "a dinâmica de instruções teve como foco a missão fim da Defesa Civil de modo a melhorar a atuação de seus agentes em instantes emergenciais".

Pela manhã, técnicos e engenheiros da Codesal receberam capacitação que, entre outras técnicas, incluíram instruções de cuidados com animais peçonhentos, pelo capitão Marcus Aurélio, com o apoio do Núcleo Regional de Ofiologia e Animais Peçonhentos da Bahia (Noap-UFBA); seguido de instruções de Primeiros Socorros, tendo como instrutura a 3ªSgt Sonila Dias, e apoio do Hospital Geral de Salvador (HGeS).

À tarde, foram apresentadas instruções sobre o transporte de feridos utilizando meios de fortuna, atividade conduzida pelo 2º Tenente Amorim com o apoio da Escola de Saúde e Formação Complementar do Exército (ESFCEx); e técnicas para fazer nós e amarras além de noções de escalar e desescalar em áreas íngremes, apresentadas pelo 1º tenente Inácio.

Durante o treinamento, foram simulados vários incidentes de socorro a pessoas ilhadas, com dificuldades de locomoção, ferimentos de diferentes níveis, que demandaram ações interagências de resgate, transporte, salvamento, evacuação médica, identificação e translado.

*ASCOM – CODESAL*
12/04/2023