A Defesa Civil de Salvador (Codesal) capacitou, hoje (10/02), a primeira turma de voluntários do ano de 2023. O encontro aconteceu no auditório do órgão. Ao todo, 41 pessoas participaram da instrução formada por módulos que incluíram conhecimentos sobre defesa civil institucional, cuidados com o meio ambiente, mudanças climáticas, percepção de risco, entre outros.

O voluntário irá colaborar com atividades de informação, instrução e mobilização da população em relação aos riscos de desastres e ações de socorro e resposta, no caso da ocorrência de desastres.

"O Programa de Voluntariado da Codesal busca inserir o cidadão nas atividades da Defesa Civil, para que ele compreenda a importância da atuação na redução de riscos com potencial de provocar acidentes, incentivando-o a se tornar um colaborador nas ações promovidas pelo órgão", destaca o diretor-geral da Codesal, Sosthenes Macêdo.

"A Codesal realiza o cadastramento, a seleção e o treinamento das pessoas interessadas em atuar voluntariamente, considerando a natureza das atividades a serem realizadas e os locais de atuação", informa explica a subcoordenadora de Ações Comunitárias e Educativas, Fabiana Santana. Os interessados em participar das próximas turmas podem fazer a inscrição no seguinte link: http://www.codesal.salvador.ba.gov.br/index.php/seja-voluntario,

O Programa de Voluntariado da Defesa Civil foi instituído pelo Decreto 26.459/2015. A atividade é realizada em conformidade com a Lei Federal nº 9.608/1998, não gerando vínculo empregatício nem remuneração de qualquer tipo, devendo para tanto o interessado assinar o correspondente Termo de Adesão ao Serviço Voluntário.

Em 2022, foram capacitados 478 pessoas entre voluntários cadastrados no site, conselheiros e lideranças comunitárias e outras demandas.

ASCOM - CODESAL
10/02/2023