Como o objetivo de criar a Unidade de Implementação do Projeto Bairro Novo no Residencial Vila Mar 1 e 2, em Nova Brasília, foi iniciada, nesta terça-feira (31/08), oficina técnica, sediada no auditório da Defesa Civil de Salvador (Codesal), que objetiva o planejamento conjunto de atividades com a participação de equipe técnicas das secretarias da Prefeitura de Salvador, do C40 e GIZ.

Ontem (30/08), foi assinado, pelo prefeito Bruno Reis, o acordo de cooperação entre a Prefeitura e o Fundo Financeiro do C40 (CFF) para a realização da iniciativa. O encontro ocorreu no auditório do HUB Salvador, no Comércio, e contou com as do diretor-geral da Defesa Civil de Salvador (Codesal), Sosthenes Macêdo; do vice-diretor do C40 para a América Latina, Ilan Curpistain; da gerente de Projetos da GIZ/Alemanha, Suzane Kempf; e demais autoridades.

O projeto Bairro Novo de Vila Mar nasceu do Plano de Ações Estruturais (PAE) da Codesal, escolhido no processo seletivo realizado pelo CFF. O organismo apoia cidades em países em desenvolvimento na para mobilizar financiamento tanto para projetos de mitigação do clima como de adaptação.

Ao abrir a oficina, o diretor-geral da Codesal, Sosthenes Macêdo, destacou "os esforços da gestão municipal para construir uma Salvador mais segura e que se traduz, principalmente, em projetos de soluções urbanísticas em áreas de vulnerabilidade, a exemplo de Vila Mar, com os quais a Codesal vem colaborando".

Na abertura da oficina, foram apresentados, por Suzane Kempf, o calendário do evento e seus desdobramentos e os processos e expectativas do CFF, incluindo a apresentação das metodologias de desenvolvimento de capacidades e conhecimento.

Segundo ela, nesse primeiro momento será elaborado o projeto de modo a adequá-lo às prioridades de sustentabilidade da região em propostas de investimentos financiáveis. Esta primeira etapa terá a duração de um ano e meio e terá o acompanhamento local da assessora técnica Cristiane Borda Pinheiro, da GIZ, empresa alemã especializada em projetos de cooperação técnicas e de desenvolvimento sustentável em escala mundial, e a da coordenadora de Ações de Prevenção e Redução de Riscos, Gabriela Morais.

O projeto para Vila Mar foi apresentado pelo engenheiro Civil, Cezar Bello, e pela engenheira ambiental e sanitarista, Patrícia Cordeiro. Os técnicos da Codesal explicaram que o projeto teve origem em um diagnóstico realizado pela Defesa Civil, por meio do Plano de Ações Estruturais (PAE) e que conta com mapeamento de áreas de risco e apontamento das necessidades, indicando soluções geotécnicas a serem utilizadas e abrindo um leque de opções para o município executar, por meio de parcerias como a firmada com o C40 CFF.

*Visita*

Amanhã, quarta-feira (31/08), a equipe de trabalho visita, pela manhã, Vila Mar para identificação de problemas prioritários e possíveis percepções dos diferentes grupos de analistas envolvidos sobre as características na região do projeto e aprendizado sobre as condições e práticas locais. À tarde, a oficina será retomada com o objetivo de elaborar um plano de trabalho com previsão dos estudos e atividades de desenvolvimento de capacidades e conhecimento.

*ASCOM – CODESAL*

30/11/2022