Técnicos da Defesa Civil de Salvador (Codesal) e lideranças de sete comunidades participaram, na tarde desta quarta-feira (11/08), no auditório do órgão, do curso "Juntos pela erradicação da violência doméstica contra a mulher" do programa Alerta Salvador, da Secretaria Municipal de Política para Mulheres Infância e Juventude (SPMJ).

A capacitação, que visa a conscientização e a identificação de mulheres vítimas de violência, foi conduzida pela diretora de Políticas para as Mulheres da SPMJ, Fernanda Cerqueira, e pela coordenadora de projetos especiais, Juliana Guanaes.

“Nosso objetivo é a formação de uma rede de enfrentamento do problema, esforço que requer a participação ativa dos órgãos públicos e da sociedade”, afirmou a secretária da SPMJ, Fernanda Lordelo, que participou do evento.

Segundo Fernanda Cerqueira, o propósito do curso é fortalecer e ampliar o conhecimento sobre a questão. “Nosso papel é educar homens e mulheres, meninos e meninas sobre violência, buscando aumentar o número de pontos focais, ampliando o acesso da mulher à rede referenciada de apoio e acolhimento, e assim transformar o paradigma de tratamento à mulher na nossa cidade”, explica.

"Com programas educativos e de protagonismo junto as comunidades de Salvador, a exemplo dos Núcleos Comunitários de Proteção e Defesa Civil, a Codesal reforçará essa importante rede de combate à violência contra a mulher com suas equipes atuando como multiplicadoras", afirmou o diretor geral da Defesa Civil, Sosthenes Macêdo.

Na Codesal, a coordenação do programa será feita pela subcoordenadora de Ações Comunitárias e Educativas, Fabiana Santana.

Direitos humanos - O Brasil tem atingido um número significativo de casos de violência doméstica e familiar contra a mulher, alcançando o quinto lugar no ranking mundial, segundo o Mapa da Violência de 2015, e está entre os países que registram as maiores taxas de feminicídio.

Entre os tópicos abordados na capacitação destacou-se que a violência contra mulheres constitui uma das principais formas de violação dos direitos humanos, atinge o direito à vida, à saúde e à integridade física.

Uma das principais portas de entrada das mulheres de Salvador junto à gestão municipal, as dez unidades da Prefeitura-Bairro sediaram o início do programa, formando multiplicadores, a fim de prestar o auxílio necessário para as vítimas de violência.

Cartilha - Estão disponíveis no site da SPMJ <http://www.spm.salvador.ba.gov.br/> a cartilha e o folder de enfrentamento à violência contra a mulher possuem o objetivo de capacitar a população sobre o tema, em linguagem acessível, mostrando aos cidadãos o que fazer ao se deparar com casos do tipo.

O programa Alerta Salvador também coloca a tecnologia como aliada no combate à violência contra a mulher por meio do aplicativo Salvador Delas. A ferramenta gratuita, a ser disponibilizada em breve, vai divulgar informações e serviços oferecidos pela Prefeitura no que tange ao enfrentamento da violência contra a mulher na capital baiana.

Para participar do programa e das diversas ações desenvolvidas no município, os cidadãos devem acompanhar as informações nas redes sociais da @spmj. salvador.

📞 Em caso de violência, ligue e denuncie 180.

ASCOM-CODESAL

11/08/2021