Técnicos da Secretaria Municipal de Reparação, Combate à Pobreza, Esporte e Lazer (Sempre) participaram hoje (26/03), na sede da Codesal, de curso de capacitação divido em dois módulos voltados para as atividades preventivas da Operação Chuva 2021.

A primeira parte, conduzida pela subcoordenadora de Ações Comunitárias e Educativas, Simone Café, detalhou os procedimentos de evacuação de área e o acolhimento das comunidades que contam com o Sistema de Alerta e Alarme. A segunda, apresentada pelo engenheiro Cézar Bello, teve como tema a percepção de risco em situações passíveis de acidentes.

Ao falar na abertura da atividade, o diretor geral da Defesa Civil de Salvador, Sosthenes Macêdo, destacou “a importância da partilha de conhecimentos o que permite reforçar as nossas atividades preventivas com os demais órgãos do Sistema Municipal de Proteção e Defesa Civil (SMPDC), principalmente em áreas de risco de modo a garantir a segurança da população e preservar vidas com a redução de ocorrências”.

“O objetivo da capacitação foi o de aproximar os técnicos da Sempre às práticas da Defesa Civil para que possam colaborar no estímulo à participação do cidadão em situação de emergência”, explicou Simone Café.

Segundo a diretora de Proteção Social Especial da Sempre, Kelly Morais, “é fundamental a integração colaborativa de todos para o bom funcionamento do SMPDC ao longo da Operação Chuva cujo principal objetivo é reduzir riscos”.

Anualmente, entre março e junho, período de maior volume de chuvas em Salvador, a Prefeitura de Salvador decreta a Operação Chuva que, sob a coordenação da Codesal, envolve os órgãos parceiros do SMPDC em ações preventivas.

ASCOM - CODESAL

26/03/2021