Geotecnia e Desenvolvimento Urbano foram os temas do XIX Congresso Brasileiro de Mecânica dos Solos e Engenharia Geotécnica (Cobramseg 2018) iniciado no dia 28 de agosto e encerrado hoje (01/09) no Bahia Othon Palace.  O evento contou com palestras de técnicos da Defesa Civil de Salvador (Codesal).

Na oportunidade, o coordenador de Ações de Contingência, Francisco Costa Júnior, falou sobre os avanços alcançados com a reestruturação da Defesa Civil, iniciada em 2016, por iniciativa do prefeito ACM Neto. A nova Codesal ampliou as ações preventivas; entre os quais a elaboração de planos de prevenção e contenção; implementação de programas de informação, conscientização, capacitação e mobilização das comunidades que vivem em áreas de risco; nova estruturação do órgão; aprimoramento das ações e maior qualificação do quadro de recursos humanos.

O chefe do Setor de Logística, Elio Perrone, por seu turno, falou sobre o Programa Municipal de Redução de Riscos (PMRR) que se desdobra no Plano Preventivo de Defesa Civil (PPDC) e no Plano de Ações Estruturais (PAE). Ele explicou que as medidas de caráter não estruturais do PPDC de escorregamentos e alagamentos são associadas a atividades de monitoramento, controle e ações de proteção civil. Já as medidas de caráter estrutural, referem-se à soluções de engenharia civil, compreendendo aspectos habitacionais, urbanísticos e de infraestrutura urbana.

Paralelamente ao Cobramseg 2018, foram realizados o V Simpósio Pan-americano de Deslizamentos (SPD), o VIII Congresso Luso-Brasileiro de Geotecnia, o VIII Simpósio Brasileiro de Mecânica das Rochas e o VIII Simpósio Geojovem.

Entre os assuntos abordados estão: Educação em Geotecnia; Ensaios de Laboratório e Campo e Modelagem Física; Solos não saturados, expansivos, colapsáveis e moles; Obras de terra e enrocamento; Fundações, Geotecnia Ambiental; Estabilidade de encostas, escorregamentos, desastres naturais e estruturas de contenções; Análise e gerenciamento de risco; Desempenho e segurança de obras geotécnicas; Obras de infraestrutura: pavimentação, portos, aeroportos, túneis e escavações.

O Cobramseg 2018 foi uma oportunidade para apresentar e discutir soluções de inúmeros e variados desafios existentes na geotecnia, soluções, serviços e equipamentos na área geotécnica.