Mais 100 agentes da Guarda Civil Municipal (GCM) foram certificados pela Defesa Civil de Salvador (Codesal) na tarde desta quarta-feira ((11/04) no Projeto Mobiliza.  Durante dois dias eles foram capacitados nas atividades da Defesa Civil e se tornaram voluntários do órgão, podendo colaborar ainda mais com a gestão do município. Desde que foi criada, há 10 anos, a GCM nunca tinha passado por capacitação sobre a cultura de defesa civil.

“Esse foi o primeiro momento de interação técnica entre nós da Guarda e a Defesa Civil, e foi uma experiência excelente, abriu os nossos horizontes, principalmente em como agir durante a Operação Chuva. Nos sentimos muito mais preparados para atuar com a Codesal”, explicou o inspetor-geral da GCM, Alysson Carvalho.

Para o diretor-geral da Codesal, Sosthenes Macêdo, os agentes da GCM vão poder atuar ainda mais perto da Codesal. “Eles são nossos parceiros desde que foram criados, e com essa capacitação puderam entender como é feito o nosso trabalho, em todos os níveis de nossa atuação. Assim a nossa parceria se fortalece ainda mais, pois a nossa palavra de ordem é a prevenção”.

Essa foi a segunda turma de guardas capacitados, ao todo 164 GCM foram certificados pelo Mobiliza, projeto criado para reforçar as atividades preventivas da Codesal. Uma das importantes inovações do Mobiliza é a utilização do aplicativo “Fala Salvador”, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Gestão (Semge), e permite a rápida informação de uma ocorrência e a agilidade das ações dos órgãos públicos na resposta e rápida solução.