Integrando-se ao Dia Internacional da Mulher, festejado hoje (08/03), a Defesa Civil de Salvador (Codesal) reuniu suas colaboradoras, na tarde desta quarta-feira, para prestar uma homenagem na qual foram destacadas a dedicação, força e delicadeza com que constroem, a cada dia, seu trabalho voltado a auxiliar os que mais precisam e a preservar vidas.

"A Codesal conta em seus quadros com mulheres nos mais diversos postos, inclusive os de chefia, onde exercem suas funções com competência e maestria na arte de liderar, cooperando para o fortalecimento de nossa instituição e para a construção de uma sociedade mais harmônica e democrática", destaca o diretor-geral do órgão, Sosthenes Macêdo.

Ele ressalta a trajetória de servidoras ao longo da história da Codesal que, “enfrentando corajosamente situações de risco em períodos chuvosos, servem de inspiração para que outras mulheres e homens reconheçam o valor e o papel que cada um desempenha na sociedade.”

A Codesal apoia as políticas municipais, voltadas para ações de promoção da elevação da cidadania das mulheres da cidade do Salvador, partilhando, por meio de seus programas educativos, como o de formação de Núcleos Comunitários de Proteção e Defesa Civil (Nupdecs), os projetos de caráter preventivo, educativo, voltados a combater a violência contra as mulheres, as discriminações e superar as desigualdades.

A Defesa Civil de Salvador também tem se integrado ao Programa de Combate ao Racismo Institucional da Prefeitura de Salvador, realizando palestras e atividades educativas sobre a questão, como a exposição de fotografias "Mulheres Negras da Codesal", que marcou o Dia Municipal da Mulher Negra e o Dia da Mulher Negra Latinoamericana e Caribenha, no dia 25 de julho de 2019.

O Dia Internacional das Mulheres teve origem no movimento operário, do início do século XX, e se tornou um evento anual reconhecido pela Organização das Nações Unidas (ONU), sendo oficializado em 1975. Tornou-se ocasião para celebrar os avanços das mulheres na sociedade, na política e na economia e aumentar a conscientização sobre a desigualdade de gênero.

ASCOM - CODESAL
08/03/2023