A Defesa Civil de Salvador (Codesal) realizou simulado de evacuação no Calabetão (BR 324) no último sábado (26). A ação começou por volta das 9 horas, quando o sistema de alerta e alarme fez soar as sirenes e emitir o aviso de que os moradores deveriam deixar suas casas.

A atividade, que contou com a participação de 166 pessoas, teve como objetivo preparar a comunidade para o caso de alerta de chuvas intensas e duradouras que podem resultar em acidentes principalmente em áreas de risco.

Durante a ação as crianças tiveram atenção especial, com atividades lúdicas. “Em todos os simulados que realizamos pensamos nos adultos, idosos e nas crianças, como acontece numa situação real, onde todos devem ter um tratamento adequado. Esse foi o nosso sexto simulado e no próximo ano pretendemos estender para outras comunidades”, destaca o diretor-geral da Codesal, Alvaro da Silveira Filho.

As ações anteriores aconteceram nas comunidades Pedro Ferrão, Bom Juá, Mamede, Baixa de Santa Rita e Vila Picasso.

Participam da ação 55 técnicos da Codesal, 10 servidores da Secretaria Municipal de Promoção Social e Combate à Pobreza (Semps), dois da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), quatro do Corpo de Bombeiros além da Guarda Municipal.

O bairro do Calabetão fica entre granjas rurais Presidente Vargas e o Jardim Santo Inácio e pertence a Prefeitura-Bairro VIII que reúne o Cabula e Tancredo Neves.