Uma nova turma de agentes do Centro de Controle de Zoonoses da Secretaria Municipal de Saúde participa ao longo desta semana, no 5º Centro de Saúde, de capacitação sobre as atividades da Defesa Civil de Salvador (Codesal).  O objetivo é inserir os servidores do CCZ nas atividades da defesa civil, que tem como missão promover a segurança da população por meio da redução de desastres.

Na capacitação, os agentes participam de módulos que abordam o papel institucional da Codesal, a preservação ambiental, percepção de risco, primeiros socorros, entre outros. No módulo desta terça-feira (22), o chefe do setor de Gestão de Ações Educativas, Milton Nascimento, conduziu algumas dinâmicas que, de modo descontraído, ressaltaram a necessidade de manter o foco para o sucesso das tarefas.

Uma dessas dinâmicas tinha como tema “Você sabe seguir instruções” na qual uma série de indicações serviam para avaliar o nível de atenção dos participantes.

Milton Nascimento destacou ainda a importância da preservação ambiental como forma de reduzir os riscos de desastres nas encostas. A população descarta diariamente na cidade cerca de 4,5 toneladas de resíduos sólidos, muitos dos quais despejados irregularmente em áreas de risco.

Percepção de risco - Nesta quarta-feira (23), os agentes da CCZ vão assistir a palestra sobre percepção de risco, a ser apresentada pela subcoordenadora de Ações Comunitárias e educativas da Codesal, Rita Moraes. A técnica explica que ampliar a percepção de risco de adolescentes e adultos frente aos desastres ocasionados por fenômenos naturais e pela ação humana tem como propósito a redução da vulnerabilidade social frente aos desastres.

Na próxima semana, uma nova turma participará da capacitação. Agentes do CCZ atuam na prevenção e como multiplicadores de conhecimentos sobre zoonoses, a exemplo das arboviroses – destacando-se as doenças zika, dengue e febre de chikungunya.